Inspiração da Semana – Mulan

8 jun

Semana nova inspiração nova, e desta vez vamos esmaltar baseadas no tema: Mulan!

Cartaz teaser do filme que a Disney está produzindo, com previsão de sair nos próximos 2 anos…que legaaaaaaaaal!!!

 Mulan é uma lenda chinesa, contado em forma de poema, datada do século 4 ou 5 antes de Cristo e originalmente chama-se: O poema de Mu-lan, ou em outras fontes: A flor de ameixeira e a moça do palácio, ou algo semelhante.

Este poema relata a história de uma moça que se passou por homem por pena de que seu velho pai fosse para a guerra. No conto ela tem uma irmã mais velha e um irmão mais novo, provavelmente criança, sem idade para exército, ou seja, nenhum irmão mais velho, sobrando apenas seu pai como homem da casa para responder à convocação para a guerra.

Ela então se equipa e vai no lugar de seu pai, em segredo, e luta por 12 anos sem que ninguém desconfie de que ela é mulher. A peculiaridade da história é que seu pai era um antigo general aposentado (este fato é percebido na animação, quando ela entrega a carta de convocação e veem de quem ela é filha), que a havia ensinado como lutar e cavalgar, isso certamente facilitou muito o disfarce. Lutar era arte ensinada apenas para os rapazes, então se ela lutava bem o suficiente tendo aprendido em casa, com um general, ninguém ia desconfiar mesmo (sem obviamente levar em consideração que em 12 anos não viram a pessoa com um fiapo de barba na cara, mas ok…rs).

Ao final da guerra, oferecem a ela um posto no ministério do palácio imperial, que ela recusa, e pensando somente em voltar para casa pede apenas um bom cavalo, e aí, só após seu retorno, quando ela se arruma com suas antigas roupas e maquiagem, seus colegas de espada descobrem que por mais de uma década estava lutando ao lado de uma moça.

E ela não é morta por causa disso, mas também não casa com o comandante, como aparece na adaptação da Disney, pelo menos não citam nada na poesia de ela casar. Apenas vai pra casa ficar com sua família que a recebe com um banquete e o poema acaba aí. E não, o Mushu também não aparece…rs

A moça é importante mesmo heim, não sei onde fica, mas tem até uma estátua dela

Este é um conto muito popular pra falar a verdade, e depois da animação da Disney, que foi lançada em 1998, passou a sê-lo ainda mais. Pra quem tiver paciência, tem uma série no Youtube, de origem chinesa, que conta a história, com um pouquinho mais de pegada novelesca, e você pode acessar por aqui (com legenda em inglês)

Pra mim, a versão animada tem duas partes muito marcantes, uma que eu vou mostrar hoje e a outra no dia da minha esmaltação. A primeira das cenas mais marcantes do filme é esta em que ela é recusada pela casamenteira, bem no começo do filme e fica muito triste, porque não se encaixa nos padrões de boa moça casadora esperados pela sua aldeia.

A versão original é cantada pela Lea Salonga, que é uma soprano da Broadway que tem uma voz divina, e fez inclusive dois papéis (em momentos diferentes) em Os Miseráveis. Outra coisa legal foi que achei uma versão extendida da cena, mostrando opções que foram cortadas na edição final, e olha, ficaria muuuuito mais bonito se eles tivessem deixado esse minutinho a mais. Vamos ver?

Então gente, depois de todas estas explicações, mãos à obra e vamos salvar a China! opa, digo, vamos esmaltar! rs

Uma musiquinha motivacional pra começar a semana 🙂

Gostou? Me conta!

Beijos e até quinta!

Anúncios

Uma resposta to “Inspiração da Semana – Mulan”

  1. Jurema de Siqueira 14/06/2015 às 15:55 #

    Adorei! A versão longa é linda. Pena ter sido cortada. Beijos

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: