Tema da Semana: Candido Portinari

18 maio

OOOOOOOOOOIiiiiiiiiiiiiiii!!!

E começamos mais uma semana!!!

O tema desta semana é Candido Portinari. Não, não estou falando da rodovia que liga Ribeirão Preto a Franca, mas sim do pintor.

O tema foi escolhido, pois há umas semanas atrás fui passear no museu de Portinari (Casa de Portinari) na cidade de Brodowski (se você não foi vale a pena conferir, há um ano eles fizeram uma reforma e o lugar ficou show de bola).

Portinari é um dos artistas plásticos brasileiros de maior repercussão nacional, sendo dele o mural “Guerra e Paz” que se encontra na entrada da sede da ONU em Nova York.

Ele nasceu em 1903, na cidade de Brodowski, e faleceu em 1962 no Rio de Janeiro, sendo que morou no interior de São Paulo apenas até seus 15 anos, quando partiu para o Rio para estudar na Escola Nacional de Belas Artes.

Em Belas Artes, ele ganha um prêmio por uma de suas obras e vai estudar na França, sendo que lá aprende e desenvolve pinturas em afrescos e murais, sendo que, após ver a obra Guernica de Pablo Picasso, ele muda seu estilo.

Portinari retratou o seu povo, a história do Brasil, muitas vezes triste, muitas vezes seca. O tema central de suas obras era o homem. Ele morreu em 1962, devido a uma grave intoxicação por chumbo, que estava presente em suas tintas.

Esta semana falaremos um pouco mais deste artista.

Até sexta.

beijos

Anúncios

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: