Tema de inspiração da semana – Profissões.

27 abr

Nosso Tema de Inspiração dessa semana, na qual temos o DIA DO TRABALHO  como referência, tem tudo a ver  e nos foi sugerido pela nossa amiga- Victória Faquim , a quem agradecemos a sugestão.

Tema de Inspiração da semana :  Profissões.

 

Profissão é um Trabalho  ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional. Algumas atividades requerem estudos extensivos e o estudo  de um dado conhecimento, tais como advogacia, medicina, engenharia ou odontologia, por exemplo. Outras dependem de habilidades práticas e requerem apenas formação básica (ensino fundamental ou médio), como as profissões de faxineiro, ajudante, jardineiro. No sentido mais amplo da palavra, o conceito de profissão tem a ver com ocupação , capacidade técnica, habilidades pessoais e dons artísticos  pessoais  ou seja, a atividade produtiva que o indivíduo desempenha perante a sociedade onde está inserido.

Algumas profissões precisam de uma licença especial, por exemplo, um engenheiro só pode ser responsável por uma obra se tiver o registro no Conselho Regional de Engenharia. Um motorista só estará apto a desenvolver sua profissão caso esteja habilitado pelo Detran na modalidade de veículo correspondente.
A maioria das profissões reconhecidas no Brasil possuem um corpo consultivo e deliberativo, chamado de Conselho, que habilita o profissional e fiscaliza o exercício de cada profissão. Existem os conselhos federais , que atuam em âmbito nacional, e os conselhos regionais , que atuam dentro dos Estados ou regiões.

A escolha de qual curso ou carreira a seguir  é decisiva, já que vai determinar o que você fará nos próximos anos de sua vida e mais, irá dizer qual a sua função no mundo.

Nem sempre quando decidimos por determinada profissão sabemos exatamente o significado do trabalho a exercer. Num país pobre como o Brasil e outros países sub desenvolvidos muitas vezes a decisão da carreira a seguir vem decorrente da necessidade financeira de se encaixar no mercado de trabalho e nas opções existentes na sociedade em que se vive.

Já algumas profissões são decorrentes de capacidades ou dons naturais de certas pessoas que apresentam habilidades natas para exercerem determinadas atividades artísticas ou peculiares .

 

A maior necessidade por alguns profissionais em determinados períodos ocorre de acordo com diversas variáveis, que envolvem desde o momento econômico pelo qual o país passa até o surgimento de novas tecnologias, e o grau de instrução do candidato a vaga profissional.

No Brasil  existe um valor de salário mínimo imposto pelas leis vigentes, o que se  pode receber por uma profissão é de R$724,00, para maiores de 18 anos. Menores de 14 anos, legalmente  podem exercer a profissão de estudantes ou aprendizes. Porém, há quem viole a lei explorando o trabalho infantil, o que desencadeia numa multa  ou prisão.  Sendo que as crianças devem frequentar as escolas.

O fator mais importante na decisão a respeita da PROFISSÃO a seguir deve ser sempre a realização pessoal e seu desempenho dentro da sociedade em que vive.

Esse é nosso complexo Tema de Inspiração da semana : PROFISSÕES.

Beijos!!!

MARIA   ALCIONE.

 

Anúncios

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: