Tema de Inspiração da semana Aves do Paraíso

2 mar

O Tema de Inspiração dessa semana é : Aves do Paraíso.

 

 

Paradisaeini é uma tribo de aves Passariformes  da família Paradisaeidae, com 14 géneros e cerca de 43 espécies das chamadas Aves do Paraíso. A característica mais marcante das aves-do-paraíso é a plumagem exuberante dos machos da maioria das espécies, utilizada como ornamento nos rituais de acasalamento.

 

 

 

 

As Aves-do-paraíso são aves de pequeno a médio porte, medindo entre 15 a 120 cm de comprimento, incluindo a cauda. As espécies maiores têm dimensões aproximadas a um corvo. O grupo é notório por Dimorfismo sexual extremo: as fêmeas têm plumagem monótona, em tons de cinzento e castanho, enquanto que os machos da maioria das espécies são muito coloridos, por vezes em tons contrastantes e/ou iridiscentes, com caudas longas e/ou penas que se destacam na cabeça e pescoço.  O bico é curto e forte e adaptado a uma alimentação diversificada, baseada em frutos, folhas e animais como anfíbios , insetos e outros invertebrados.

 

 

As aves-do-paraíso constituem um exemplo rematado da teoria da seleção sexual proposta por Charles Darwin. As fêmeas escolhem os machos com base em certas características atraentes, aumentando assim a probabilidade de esses traços serem transmitidos de uma geração a outra. Na Nova Guiné e regiões adjacentes , a abundância de alimentos e a escassez de predadores permitiram que esses pássaros proliferassem à vontade – e também exagerassem suas características mais chamativas, a tal ponto que surpreendem até mesmo os cientistas menos dados à poesia.

Durante milênios, na Ásia, as reluzentes plumas dessas aves foram valorizadas como ornamentos. Os caçadores que, no século 16, negociaram os primeiros espécimes com os europeus, muitas vezes removiam as asas e as pernas dos pássaros de modo a ressaltar ao máximo sua plumagem exótica. Isso inspirou a ideia de que eram, literalmente, aves divinas, pairando nos céus sem jamais tocar a terra e extraindo seus alimentos das névoas paradisíacas.

 

Recomendo assistirem esse fantástico vídeo sobre essas aves maravilhosas e sua dança de acasalamento:

Esse outro vídeo mostra a persistência e dificuldades de uma equipe da Revista Geográfica para fazerem um documentária sobre as Aves da Paraíso ( fantástico) :

Esse é nosso exótico, fantástico e multicolorido Tema de Inspiração da Semana :

 

Resultado de imagem para aves do paraiso

Beijos!!1

 

MARIA  ALCIONE.

Anúncios

2 Respostas to “Tema de Inspiração da semana Aves do Paraíso”

  1. jubaoli23 05/04/2015 às 15:58 #

    quanta beleza e exuberância^^

    bjos

    • Alcione 08/04/2015 às 23:01 #

      Super interessante essas aves`! Adorei o Tema!

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: