Inspiração da semana: Graffiti

2 fev

A gente pode achar que o graffiti é uma expressão artística muito contemporânea, mas, na verdade, a prática de pintar paredes por aí vem lá do Império Romano. O graffiti nada mais é que  uma inscrição caligráfica ou desenho sobre um suporte que não é tradicionalmente visto como tal, por exemplo, um muro ou parede. Este belo tema de inspiração foi sugerido pela minha amiga e xará Paula Dume.

O Estrangeiro, d’osgemeos – Removido do Vale do Anhagabau em São Paulo

Por muito tempo, esse tipo de arte foi considerada irrelevante ou até vândala, mas hoje em dia ela é considerada uma das formas das artes visuais. Claro que devemos fazer uma diferenciação entre grafitti e pichação, que trata-se de rabiscos ou escritos em paredes, muros, monumentos sem autorização. As pichações em geral são frases de protesto ou insulto, assinaturas, declarações de amor, demarcação de território, etc.

Apesar dessa distinção muitos grafiteiros admitem ter começado suas carreiras como pichadores. É o caso d’Os Gêmeos, dois irmãos que começaram a grafitar/pichar muros no bairro do Cambuci (São Paulo) e que hoje têm obras em várias cidades do mundo.

A fachada do Tate Museum, de Londres, grafitada pelos Os Gêmeos

 

Um outro artista grafiteiro muito importante na atualizada é o inglês Bansky, que também é ativista político e diretor de cinema. Suas obras são carregadas de humor negro e sarcasmo, carregando uma ideia de aversão à autoridade. Ele usa uma técnica peculiar de estêncil e não vende suas obras. Ninguém sabe seu nome verdadeiro e seu rosto também não é conhecido.

Graffiti de Bansky em Belém (Palestina).

O cara até já fez abertura de Simpsons:

É impossível falar de graffiti sem mencionar Jean-Michel Basquiat, que atuava nos anos 70/80 em Nova York. Ele deixava mensagens poéticas em prédios abandonados da cidade. Basquiat morreu em 1988, de overdose, aos 27 anos – idade, aliás, icônica para celebridades. Ele chegou a namorar a Madonna e existe um filme que conta a história da vida dele.

Um dos trabalhos de Basquiat.

Como vocês podem ver, o tema é amplo e diversificado, pois cada artista tem o seu estilo. Resta-nos escolher um deles para inspirar nossas unhas ou descobrir o que todos têm em comum.

Graffiti de Bjørn Christian Tørrissen em Olinda.

 

 

Anúncios

Uma resposta to “Inspiração da semana: Graffiti”

  1. jubaoli23 04/04/2015 às 0:43 #

    belas obras de arte 🙂

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: