Tema de Inspiração da semana: Belle Époque

24 nov

Nosso Tema de Inspiração dessa semana é :

 

BELLE   ÉPOQUE.

 

 

O período histórico compreendido entre 1890 e 1914 é denominado de La Belle Époque, ou Era Eduardiana ou Era da Opulência. Também designa o clima intelectual e artístico, caracterizado pela de cultura cosmopolita desse período que foi considerado uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus. Foi marcado por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.

 

 

No final do século XIX, o êxodo rural, o desenvolvimento das comunicações e a eletricidade, aliadas ao crescimento urbano e a diminuição da jornada de trabalho, propiciaram o surgimento da cultura do divertimento em massa. Essa cultura ganhou status social na burguesia através dos cabarés, os cinemas e os parques de diversão, onde era possível encontrar a fusão dos elementos da cultura erudita com os elementos das classes baixas.

 

Essa época é  marcada por grandes inovações como a chegada da energia elétrica ao Brasil, surgimento dos automóveis, telefone, cinema, avião e os primeiros eletrodomésticos.

Em 1899 já existia energia elétrica em São Paulo, que fora implantada pela companhia Inglesa Light, no Rio de Janeiro a eletricidade só chegou em 1905, também através do grupo Light.

Em 1891, Santos Dumont, inventor do avião, é o pioneiro ao trazer o primeiro automóvel com motor á explosão ao Brasil. Foi um carro da marca francesa Peugeot, ele comprou o automóvel para estudar o motor.

 

Essa foto de Santos Dumont com carro em Paris.

 

A Belle Epoque exigia que a silhueta feminina se parecesse com S , dando enfase a cintura e o colo . O espartilhos ampulhetas que foi usado nessa época , era última moda em Paris, o que seria seguido pelas mulheres elegantes da época, eles projetavam os seios para frente e as nádegas para trás.Os espartilhos comprimiam as costelas inferiores e os órgãos internos, e era muito comum ver senhoras e senhoritas desmaiando após as refeições.

 

 

 

Em 1895, o ilustrador Alphonse  Maria Mucha revoluciona design gráfico criando o cartaz para a peça teatral Gismonda com a lendária atriz  Sarah Bernard, o trabalho inovador nesses cartazes lindíssimos e criativos deram início ao estilo de arte  Art Nouveau  ( arte nova em Francês), cuja característica é o amplo uso de formas orgânicas existentes na natureza, como galhos, aves, pássaros, flores, esfinges, insetos  e esfinges femininas. Essa tendência de arte foi seguido em todos os níveis de decoração, jóias,  móveis, arquitetura e design em geral.

 

 

Esse é nosso maravilhoso, criativo, delicioso e inspirador  TEMA DE INSPIRAÇÃO da semana, que foi nos sugerido pela nossa amiga Paula Dume.  Obrigada querida , nos inspire sempre.

BEIJOS!!!

MARIA    ALCIONE.

 

Pesquisa : Internet.

3 Respostas to “Tema de Inspiração da semana: Belle Époque”

  1. frá 24/11/2014 às 13:38 #

    adorei o tema!

  2. jubaoli23 21/12/2014 às 22:03 #

    um tema meio hard… fiquei curiosa^^

    bjs

    • Alcione 27/12/2014 às 22:23 #

      Adorei esse tema, acho que a moda dessa época é bem glamorosa e romântica. Beijos!

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.