Inspiração da semana: Qual é o seu signo?

27 out

Tem gente que ama papo de horóscopo e tem gente que acha bobagem, mas atire a primeira pedra quem nunca abriu o jornal para dar aquela espiadinha na sua sorte do dia?

O conceito básico da astrologia é que a posição dos corpos celestes podem prover informações sobre nossas personalidades, sobre as relações humanas. Os primeiros registros de tal crença remetem ao terceiro milênio A.C. em diversas partes do mundo – China, Egito, Mesopotâmia, Babilônia – embora com conceitos distintos.

Relógio astrológico em Veneza.

Até o séc. XVIII não havia diferença entre astrologia e astronomia – ou seja, o estudo científico dos corpos celestes se confundia com a crença da influência dos astros em diferentes aspectos de nossa vida. Tanto é que os diferentes povos que criam na astrologia observavam o céu para desenvolver calendários que previam ciclos dos quais dependiam a sobrevivência humana (como a chegada das chuvas ou do frio). Isso foi a base para classificar corpos celestes e para construir a ideia de constelações.

Existem diversos tipos de astrologia, mas esta semana vamos tratar daquela a que estamos mais familiarizados, a astrologia ocidental da atualidade. Esta recorre principalmente à interpretação da data de nascimento do indivíduo a ser analisado, levando em conta o significado astrológico e o contexto da situação apresentada.

Atualmente, temos em nosso horóscopo 12 signos. Estes sugiram quando, há cerca de dois mil anos, o grego Cláudio Ptolomeu sistematizou todo o conhecimento astrológico dos povos com quem os gregos mantiveram contato.

Eu não vou dizer para vocês que de vez em quando não dou uma olhadinha no meu signo. Afinal, a busca pelo autoconhecimento é comum a todo ser humano –  acho que isso deve ter sido uma das principais causas para algo como a astrologia surgir. Apesar disso, não é algo em que eu acredito piamente.

E vocês?

Beijos!

Anúncios

4 Respostas to “Inspiração da semana: Qual é o seu signo?”

  1. jubaoli23 28/10/2014 às 15:53 #

    meninas, o elemento do signo muda de acordo com o Hemisfério que a pessoa nasce? Se eu tivesse nascido no HN meu elemento seria o ar ao invés da água? Qual a relação entre as coisas?
    #perdida! hahaha
    gostei do tema^^

    bjs

    • Fabiana Guena 01/11/2014 às 4:46 #

      Os signos são sempre do mesmo elemento independente do lugar onde você nasceu. Na verdade, a única diferença é que é mais fácil entender a ordem dos signos no hemisfério norte já que eles se baseiam nas estações do ano de lá (“vida/renascimento” no calor e “morte” no inverno), mas isso não muda as características do mesmo, só dando uma pincelada: terra – matéria / ar – raciocínio / água – emoção / fogo – expansão.

      Lembrando que o signo que a gente sabe apenas pela data de nascimento é o solar e, além dele temos outros 9 + 1 ascendente. Ou seja, nossa personalidade é muito complexa pra ser resumida com apenas 1 elemento e 1 signo.

      Espero ter ajudado 🙂

      • jubaoli23 11/11/2014 às 23:24 #

        muito obrigada, Fabi! Esclareceu sim 🙂
        Realmente somos complexos ao extremo.

        obrigada mais uma vez^^
        bjs

  2. Fabiana Guena 01/11/2014 às 4:49 #

    Na verdade, os signos não tem nada a ver com as constelações de mesmo nome (por isso aquela história do décimo terceiro signo – Serpentário – é furada), isso era papo dos antigos pra afastar a galera não iniciada 😉

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: