Tema da semana: Pinturas que inspiram

22 set

Desde os tempos remotos o ser humano se expressa por meio da pintura. A pintura mais antiga conhecida localiza-se na caverna Grotte Chauvet, sudeste da França, e sua idade é estimada em 32 mil anos. Ela foi feita com ocre e pigmento preto, e representa animais como cavalos, rinocerontes, leões, mamutes, búfalos, além de alguns desenhos abstratos.

 

Pintura rupestre na Grotte Chauvet.

Muitos anos após a pintura rupestre, começou a surgir a pintura no Antigo Egito, que serviam basicamente para decoração de tumbas.

Maler der Grabkammer der Nefertari.

Mas foi a partir da Idade Média que a pintura foi mais utilizada, por ter sido uma das principais formas de representação. Na época (, a igreja usava muito a arte para contar histórias da Bíblia, já que a maioria das pessoas não sabia ler. As imagens eram realistas e em geral bidimensionais, com cores sombrias. Se utilizava muito o mosaico, vitrais, pinturas de afresco, entre outras.

Meister der Schule von Nowgorod, pintura de cerca de 1380.

 

Agora foi no Renascimento (fim do século XIV a início século XVII) que a coisa pegou. Foi um período de descoberta do mundo e do homem, com a valorização da estética da Antiguidade Clássica e a visão antropocentrista do mundo, ou seja, o homem tendo um papel decisivo na história. Isso até pode parecer meio óbvio, mas na Idade Média tudo era visto como vontade e decisão de Deus (visão teocêntrica). Por causa dessa visão, a ciência e a razão entraram no foco. Surgiram, então, alguns geninhos, como por exemplo:

Madonna e a Criança, de Rafael – 1505

O Nascimento de Vênus, de Boticelli – 1483 a 1485

The Last Judgement, de Michelangelo – 1536-1541

 

A grande reviravolta da pintura aconteceu com o surgimento das técnicas de reprodução de imagem e, principalmente, a fotografia em 1826. Surge o Impressionismo, movimento que questiona as regras de pintura vigentes, deixando de lado o realismo ou preceitos da academia. Ou seja, não estavam mais interessados em reproduzir a realizada, mas sim em representar luz e movimento.

Mulheres no Jardim, de Claude Monet – 1866

Retrato de Madame Henriot, de Renoir – 1876

Do final do século XIX até meados do século XX surgiu a Pintura Moderna, com artistas influenciados pela Revolução Industrial – máquinas a vapor, aumento das velocidades, fotografia, cinema, do avião… Os artistas buscavam uma nova forma de expressão para os tempos modernos, que já não condiziam com as velhas técnicas. O cubismo foi um dos movimentos dessa arte moderna e buscava representar a natureza por meio de formas geométricas. Nenhum compromisso com a realidade, isso já não fazia (e não faz) o menor sentido.

Les Demoiselles d’Avignon, de Picasso, foi considerada uma das primeiras obras do Cubismo. Ela foi pintada em 1907.

Ao longo do século XX, os pintores experimentaram muito com a fotografia, criando colagem e gravuras. Andy Warhol, ícone mestre do pop art, foi um exemplo disso:

 

Marilyn Monroe por Andy Warhol.

Hoje em dia o que vemos é uma evolução da arte moderna, com a aplicação de novas tecnologias, a criação de novas formas de representação e de expressão visual, usando muitas influências do videogame, da arte digital, do mangá, dos quadrinhos, entre outros.

O movimento Superflat, por exemplo, surgiu em 2001 e é influenciado pelo mangá. Este quadro é o Army of Mushrooms, de Takashi Murakami (2010)

Para quem se interessa por arte contemporânea, uma boa dica é a Bienal de São Paulo, que acontece até 7 de dezembro. Mais informações aqui.

Bom, isso tudo para dizer que a ideia esta semana é escolher um quadro que te inspire para pintar as unhas. Qual quadro você escolheria? De que época da pintura mais gosta?

Beijos!

Anúncios

Uma resposta to “Tema da semana: Pinturas que inspiram”

  1. jubaoli23 23/09/2014 às 16:06 #

    esse tema também é um pouquinho difícil, meninas^^ mas já estou super curiosa com o que vocês vão fazer^^

    bjs

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: