Meu pedacinho de chão – curiosidades da novela.

9 ago

A novela Meu pedacinho de chão,   uma releitura do diretor Luiz Fernando Carvalho para a obra de Benedito Ruy Barbosa  de 1971, não é um produto feito exclusivamente para crianças apesar de sua estética fantasiosa, vários elementos do cenário e dos figurinos dos personagens tiveram sua construção feita artesanalmente mesclando vários elementos como tecidos, canutos, isopor , plástico,bolinhas de ping pong, papéis,  papelão. , etc…

 

 

A novela traz um universo lúdico, visto pelo olhar de duas crianças, Pituca (Geytsa Garcia) e Serelepe (Tomás Sampaio),  que vivem em Vila Santa Fé, um lugar onde as árvores são coloridas e as casas feitas de lata. Para remeter a essa magia de um mundo de conto de fadas o cenário tem colorido intenso e vibrante.

 

 

Apesar do ambiente rural, Meu Pedacinho de Chão não tem animais de verdade,  ela é povoada por cavalos e vacas de madeira, como peças de um carrossel, além de um gracioso galo de telhado aparentemente de lata. Todos se mexem, claro, graças a horas e horas de pós-produção.

 

Além de ter o cenários feito para parecer um grande brinquedo, os looks também seguiram o conceito de plástico e lata. A figurinista Thanara Schonardie quis dar uma forma lúdica e atemporal para suas roupas, criando assim, um mundo mágico.

Os visuais foram inspirados nos séculos XVIII e XIX e em personagens diversos, mas com a mistura de diversos materiais, como  rendas, cartolas, tecidos tecnológicos, vinil, borracha, plástico, bolinhas de ping-pong, toalhas de mesa de plástico e até cortinas de banheiro. Boa parte dos looks foi feita de maneira artesanal . Temos alguns exemplos da construção de alguns personagens  a seguir:

O personagem  Zelão , interpretado pelo ator Irandhir Santos, filho único de Mãe Benta, é uma espécie de capanga do Coronel Epa. É o arquétipo do herói trágico,  bruto,  valente e  que será vencido pelo amor. É   inspirado no desenho em quadrinhos de 1946 – Lucky Luke:

 

Na fase de Inverno atual na novela seu figurino esta Inspirado em John Snow da série  Game of  Thrones:

Você não sabe de nada, Zelão: Irandhir Santos desfila no inverno de Santa Fé (Reprodução)

 

A personagem  Madame Maria  Catarina , interpretada pela atriz Juliana Paes, é casada com Epaminondas , com ele  teve Pituquinha, sua única filha, e é uma madrasta muito querida de Ferdinando. É o arquétipo da graça, da sensualidade, da maternidade e dos instintos. É   inspirado em Maria Antonieta da França:

 

 

A personagem Gina , interpreta da pela atriz Paula Barbosa, filha de Dona Tereza e Pedro Falcão. Ela é descuidada no jeito de se vestir e  chamada na cidade de mulher-homem. É grande amiga de Juliana  e tem   Inspiração na personagem do desenho da Disney- Valente:

 

A personagem professora Juliana, interpretada pela atriz Bruna Linzmeyer, tem inspiração no estilo  bonecas de anime, é a  primeira professora de Vila de Santa Fé. Lecionar é a sua verdadeira e grande vocação, é o arquétipo do amor. Representa a princesa, a consciência e a luz.

 

O personagem Serelepe, interpretado  pelo ator mirim Tomás Sampaio, órfão é o grande amigo de Pituquinha. Representa o selvagem, a liberdade, a infância, a justiça e o sonho,   tem inspiração no Peter Pan:

 

A personagem Pituquinha , interpretada pela atriz mirim Geytsa Garcia,  é filha de Maria Catarina e Epaminondas. Grande amiga de Serelepe, representa a infância, o lirismo, a amizade e a liberdade , tem inspiração em bonecas de porcelanas:

Há muitos anos não acompanho novelas, por não ter muito interesse pelas mesmas, inclusive não assisto essa, mas o seu visual sempre me chamou a atenção e nos serviu de inspiração nessa semana, na verdade gostei muito de fazer as pesquisas para os posts, e espero que tenham gostados deles. Há vários outro personagens interessantes e bem produzidos, mas escolhi apenas alguns para não me estender muito.

Beijos!!!

MARIA  ALCIONE.

 

Anúncios

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: