4 Monstros Mitológicos mais Assustadores que o Godzilla

20 jul

Esta semana nos inspiramos na mitologia para pintar nossas unhas. Como é um assunto de que o namorido falar, chamei ele para escrever um texto sobre. Ficou muito divertido, recomendo a leitura 😉

 


 

4 Monstros Mitológicos mais Assustadores que o Godzilla
Com a estreia de Godzilla no cinema e de Knights of Sidonia no Netflix, achei que hoje poderia falar um pouco dos monstros mitológicos que precederam esses que tanto destroem nossa civilização na cultura pop! Não liguem se acharem que os contos não estão 100% corretos, pois sempre existem muitas versões diferentes dessas histórias. As que eu coloquei aqui são apenas como eu acho que aconteceu na vida real! (não, pera…). E não se incomodem com os nomes corretos dos personagens, apenas escrevi da forma que achei que seriam mais conhecidos!

4) Ladão – o guardião do Jardim das Hespérides


Dos 12 trabalhos de Hércules talvez o mais memorável seja o de matar a Hidra de Lerna – que aliás foi criada por Hera com o objetivo específico de matar Hércules. E naquele tempo ninguém sabia o que acontecia quando se esmagava uma das cabeças de uma Hidra, imagina quanto o herói não sofreu até descobrir que o truque era cortar e cauterizar o corte com fogo! Mesmo assim ele triunfou, assim como também triunfou contra o Leão da Nemeia, o Cérbero (apenas com a força de seus braços!) … enfim, ele não era um semideus qualquer e dava conta de enfrentar monstros bem aterrorizantes.
Mas no 11º trabalho, colher os pomos de ouro do Jardim das Hespérides, ele precisou de ajuda. É que o Jardim era protegido por um Dragão-serpente de 100 cabeças! As esculturas e ilustrações que vemos de Ladão não fazem jus à monstruosidade que seria um dragão de 100 cabeças! Uma Hidra que já vem com 50 cabeças esmagadas (e portanto com o dobro no lugar)! Hércules preferiu pedir ajuda a Atlas, ninguém menos que o Titã que SUSTENTA O CÉU! Diz que Atlas matou Ladão e pegou o pomo de ouro enquanto Hércules segurava o céu para ele por um tempinho, mas como as Hespérides, as ninfas que cuidavam do jardim, eram filhas de Atlas, eu prefiro acreditar que os dois nunca lutaram; Ladão deve ter deixado Atlas pegar o pomo de ouro numa boa para não ter que passar o resto da eternidade de mau de suas únicas companhias no jardim por ter matado o pai delas…

3) Tifão– o pai de todos os monstros


Você percebe que não dá para ficar mais assustador que o Tifão quando quase todos os deuses do Olimpo fogem pro Egito e se transformam em animais para tentar fugir dele. Até Zeus se acovardou! Precisou vir a Atena dar uns tapas nele para ele reganhar a coragem e lutar contra o Titã, que também tinha 100 cabeças, e também 100 caudas no lugar das pernas.
A batalha dele contra o Olimpo deve ter durado um tempão, pois Zeus chegou a gastar TODOS OS SEUS RAIOS no monstro! Além disso a luta percorreu um grande território: passou pela Trácia, Itália e Sicília, até a besta finalmente ser aprisionada abaixo do Etna, o maior vulcão da Europa e um dos maiores do mundo. Ainda esse ano teve atividade vulcânica no Etna, então eu chuto que se a gente fosse continuar escrevendo a mitologia, teríamos que dizer que nem o Olimpo todo conseguiu derrotar o Tifão de uma vez por todas.

2) Cipactli – o crocodilo primordial


Segundo os astecas, o Cipactli é mais um desses monstros metade crocodilo, metade peixe, metade anfíbio (não, pera!! Tem conta errada aí!!). Coloque uma boca extra em cada junta do corpo do monstro e já começa a ficar mais perigoso. Agora considere que ele É DO TAMANHO DE TODOS OS CONTINENTES JUNTOS! Pois é, ele era a única coisa que existia nadando no grande oceano que era a Terra, um monstro do tamanho de Pangeia!
Para dar início à humanidade, os dois principais deuses astecas rivais, Quetzalcoatl e Tezcatlipoca, tiveram que relutantemente juntar suas forças para antes tentar subjugar o monstro. Na batalha que se seguiu, Tezcatlipoca chegou a perder um pé, e por isso ele é sempre representado com uma prótese no lugar. Mas era algo que precisava ser feito, pois a vitória contra o crocodilo era importante para usar o corpo do monstro para moldar a terra seca de nosso mundo.
Ah, mas não pense que foi assim tão fácil, o Cipactli não morreu não. Para ele ficar calmo e na posição certa, ele tinha que ser constantemente alimentado com sacrifícios humanos – bem, essa parte infelizmente saiu da mitologia; os sacrifícios eram feitos de verdade. :S

1) Tiamat


A lista foi ficando cada vez mais apelona, e acho que o poder dos monstros mitológicos perde totalmente o sentido quando chega em Tiamat, o monstro primordial do caos da mitologia babilônica. Quando ela foi morta por Marduque, a cauda dela foi usada para formar a Via Láctea! As costelas dela separam o céu da Terra (ou seja, o Atlas estava esse tempo todo apenas segurando UMA COSTELA DE TIAMAT)! Não tem como competir com isso em grandeza… acho que teríamos que inventar uma mitologia onde um monstro primordial fosse, sei lá um Universo canibal…
O ponto curioso é que em nenhum texto antigo diz que a Tiamat tivesse a aparência de um dragão – apenas que dava a luz a dragões. Acho que aquela imagem que pré-concebemos do monstro vem de Caverna do Dragão! 

 

Anúncios

2 Respostas to “4 Monstros Mitológicos mais Assustadores que o Godzilla”

  1. jubaoli23 20/07/2014 às 12:53 #

    ainda bem que são mitos… já pensou esse bichos de verdade? o.O
    em todo o caso, adoro dragões 🙂

    bjs

    • Guilherme 22/07/2014 às 0:17 #

      Bom, são mitos hoje em dia… Mas eu acho que nossos antepassados se inspiraram em ossos de dinossauro para inventar os dragões, e mataram a pau na confecção do visual deles – quer dizer, um ou outro dino tinha plumagens de aves (e nenhum com 100 cabeças apareceu ainda), mas no geral eram mesmo tipo uns dragõeszões! Tem que tirar o chapéu para esses antigos contadores de história 🙂

      Obrigado por comentar, e volte sempre no blog das esmalteiras inspiradas 😀

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: