Fervo Frevo

8 mar

Olá, meninas! Tudo bom?

Queria mais uma vez perdoar pela minha ausência esta semana, mas como já dizia a sabedoria popular “não me leve a mal, hoje é carnaval!” rs

Esta semana, nós tivemos como tema de inspiração o Carnaval de Olinda e, como a Fer disse ontem, uma das características mais marcantes da festa é o frevo. Como a Alcione já comentou aqui um pouquinho na segunda, o ritmo é uma mistura de marcha, maxixe e capoeira (pode reparar que alguns passos lembram a luta) e surgiu no fim do século XIX em Recife. Em 2012, a Unesco declarou o Frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A origem da palavra frevo vem de ferver mesmo, relacionado à agitação da festa. De fato, a dança é muito frenética e deve ser bem difícil, principalmente para quem, como eu, não dança nada e não tem equilíbrio nenhum rsrs. Neste vídeo abaixo, a moça explica os principais passos – apenas alguns dentre os mais de 120 catalogados! – , olha que legal:

Apesar de ser tão elaborado, o ritmo não é necessariamente dançado apenas por passistas, mas também pode por grandes multidões, como no carnaval.  O guarda-chuva é uma referência às armas de defesa que os capoeiristas utilizavam – como velhos guarda-chuvas – contra grupos rivais.  Em relação à indumentária, é comum os passistas usarem o padrão de cores e elementos da bandeira pernambucana. A roupa masculina é composta por uma camiseta (em geral mais curta que o normal) e uma calça ou bermuda, e a roupa feminina, por uma saia e uma camiseta à altura da cintura.

Em relação à música, em geral o frevo é instrumental, mas também existe o frevo-canção. Entre os principais compositores, estão Nelson Ferreira, Capiba, Edgard Moraes, Levino Ferreira, Getúlio Cavalcanti, Lídio Macacão, Alex Caldas, entre outros. Uma das músicas mais famosas é a Vassourinhas, composto por Matias da Rocha:

Bom, tudo isso me deixou com muita vontade de passar o carnaval em Olinda ou em Recife, já que em São Paulo o ritmo não é assim tão comum. Vocês já dançaram frevo?

Beijos e bom fim de semana!

Anúncios

2 Respostas to “Fervo Frevo”

  1. Alcione 09/03/2014 às 16:50 #

    Adorei o Tema, gostei muito de pesquisar sobre o Carnaval de Olinda,
    e já estou de “malas prontas” para nós irmos ao carnaval de Olinda
    no ano que vem. Vou adorar a Festa popular. Frevo nem pensar!
    Beijos!

  2. jubaoli23 01/04/2014 às 20:22 #

    já vi o pessoal dançando, mas nunca fiz…
    acho que a pessoa precisa de um preparo físico legal, porque aparentemente é de se matar! ^^

    bjs

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: