Tema de Inspiração da Semana: “Carnaval de Olinda”

3 mar

O Entrudo festeja-se na Península Ibérica desde o século XIII. Foram os portugueses que introduziram estes festejos no Brasil (ainda durante a colonização), os quais se realizavam nos três dias anteriores ao início da Quaresma (Quarta-Feira de Cinzas). Consistiam, inicialmente, em “guerras” de água e sumo de limão. A partir do século XVII, começou-se também a atirar farinha, ovos, tomate esmagado e outras substâncias menos agradáveis. Eram brincadeiras de rua violentas e sujas, praticadas principalmente pelos escravos negros, a par de muita música e danças populares,  aos poucos essas brincadeiras violentas foram proibidas oficialmente e  incorporou se  elementos como o confete e a serpentina

As famílias festejavam o Entrudo em casa com jogos. O Entrudo sofreu várias proibições e, progressivamente, foi dando lugar ao Carnaval, cujo início data de meados do século XIX, inspirado no Carnaval europeu.

Em Pernambuco, o entrudo português mudou no século XVII, quando assimilou costumes africanos. No século XIX, surgiram o frevo e o passo, o que deu ao Carnaval de Pernambuco uma singularidade única no Brasil. A partir de então, começaram a ser organizadas as primeiras agremiações nos bairros populares.

O Carnaval de Olinda preserva as mais puras tradições da folia pernambucana e nordestina. Todo ano, pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta desfilam centenas de agremiações carnavalescas e tipos populares, que mantêm vivas as genuínas raízes da mais popular festa do Brasil.

Frevo carnaval folia olinda

O Frevo é  uma das mais características danças no Carnaval de Olinda, surgiu na cidade de Recife  no fim do século XIX, e caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. O frevo é um ritmo musical e uma dança  com origem na  mistura da marcha, com maxixe e elementos da capoeira . Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Os Bonecos Gigantes surgem na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da Inquisição. Os bonecos surgiram da vontade de um jovem sonhador que ouvia atento as narrativas de um padre belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa, o primeiro boneco foi ás ruas em 1919.

O Maracatu significa para seus integrantes algo a mais que uma brincadeira,é uma herança secular, motivo de muito orgulho e admiração. É formado por pessoas simples, principalmente por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, também bordam golas de caboclo, cortam fantasias, enfeitam guiadas, relhos e chapéus; dedicando-se ao bem mais valioso que possuem: a cultura.

Há atualmente o chamado Carnaval Multicultural, organizado pela prefeitura, que conta com disputas em diversas categorias de agremiações carnavalescas. Considerado como o carnaval mais democrático do mundo, onde os foliões não precisam pagar para brincar,  apenas ter vontade, alegria e muita disposição para se divertir nos dias de carnaval.

Esse é nosso Tema de Inspiração nessa semana de Carnaval pelo Brasil- “O Carnaval de Olinda”

Beijos!!! Bom Carnaval!!!

                               MARIA   ALCIONE.

Anúncios

4 Respostas to “Tema de Inspiração da Semana: “Carnaval de Olinda””

  1. joselainejc 03/03/2014 às 10:51 #

    Carnaval de Olinda deve ser muito legal e diferente da nudeza do carnaval do Rio (imagino eu). Mas de qualquer forma, não sou muito fã de carnaval…rsrs
    beijos

    Sociedade do Esmalte

    • Alcione 03/03/2014 às 15:39 #

      Acho que existem vários “tipos de carnavais” no Brasil, e o de
      Olinda por ser talvez mais folclóricos nas danças e manifestações
      deve ser bem bonito mesmo.Meu Carnaval também é longe da
      Folia 🙂 Beijos!

  2. jubaoli23 01/04/2014 às 19:39 #

    eu nem sabia que a “brincadeira” tinha esse lado ruim… aprendo muitas coisas com vocês! 🙂

    bjs

    • Alcione 01/04/2014 às 22:13 #

      Oi, Ju tudo bem? O que eu mais gosto de nosso Blog
      é justamente o fato de estarmos sempre aprendendo
      e atualizando com o Temas de Inspiração.
      Beijos!

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: