Blogs de escola

22 fev

Oi, gente!

Já que o tema é volta às aulas, sempre é bom lembrar que estudar não é só pros jovens na escolinha ou na facul. E hoje em dia nem precisa ser mais na sala de aula, com carteira e lousa. A internet está aí pra ajudar quem tem o dom de estudar sozinho ou com um professor à distância.

  • Duolingo: Já dei essa dica por aqui e repito: acho o Duolingo o melhor site pra aprender o básico de uma língua estrangeira ou pra não deixar aquela já aprendida enferrujar.
  • Coursera: Aulas no estilo MOOC sobre os assuntos mais variados. Eu já fiz sobre Histórias em Quadrinhos e Teoria da Comunicação, mas tem sobre Estatística, Finanças, Psicologia, Música etc etc etc etc. Pra saber mais sobre os cursos tipo MOOC.
  • O edX é na mesma vibe, mas nunca fiz curso lá. Dizem que é bom também.
  • o AulaVox é, conforme sua própria definição, um Centro de Conferências Virtuais. Tem cursos grátis e pagos, palestras etc. Já fiz dois cursos de graça de tradução por lá e outro pago sobre como escrever resenhas (o pago não foi legal, os outros sim; mas acho que isso é questão de sorte e acontece em todo tipo de curso).
  • Seminários virtuais do Stanford Publishing Course. Esse é pro pessoal da minha área, edição, mas, pra falar a verdade, desse eu nunca assisti nenhum hehe
  • O MIT também tem um belo punhado de cursos online. Nunca testei.
  • Esse artigo compilou alguns. Dos que ele comenta, além do Coursera, já testei o Open Culture (bom demais. dá pra ver palestras, ler artigos e literatura, ver vídeos, mas tem também uma compilação de cursos gratuitos mais aprofundados) e o Ted-Ed, com várias miniaulinhas, além de algumas palestras do TED mesmo.
  • Para os empreendedores, o site Sebrae tem vários cursos gratuitos online.
  • A FGV também tem vários cursos online gratuitos. Já fiz os de orçamento familiar e de investimentos, mas aviso que são beeeem básicos. E também o de Direito Autoral, esse já foi mais aprofundado.

E tudo isso aí é só a ponta do iceberg. Por exemplo, se precisa de um livro pro seu curso, dá pra procurar no Librivox ou no Gutenberg ou no Domínio público. Dá pra ver apresentações sobre tudo quanto é tipo de tema no Slideshare. Dá pra fazer uma apresentação do que está estudando de graça e com facilidade com o Prezi. Tem os sites específicos pra quem está estudando pra concursos. E depois falam que a internet é só besteira e perda de tempo, hein? Humpf!

Anúncios

2 Respostas to “Blogs de escola”

  1. Paula B. 24/02/2014 às 9:19 #

    Frá, eu já me inscrevi num monte de curso no Coursera, mas acabo não fazendo. Acho que eu não tenho a disciplina necessária para cursos online =(((
    Beijos

  2. jubaoli23 02/03/2014 às 12:51 #

    bora compartilhar pro pessoal! 😀

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: