História de algumas Escolas/ Universidade do Brasil e do Mundo.

22 fev

Na Grécia antiga as crianças eram educadas, mas de modo informal, sem divisão em séries nem salas de aula. Já na Europa medieval o conhecimento ficava restrito aos membros da Igreja e a poucos nobres adultos.

A palavra “escola” vem do grego scholé, que significa  “lugar do ócio”, isso porque as pessoas iam à escola em seu tempo livre, para refletir. Vários centros de ensino pipocaram pela Grécia, por iniciativa de diferentes filósofos. As escolas geralmente eram levadas adiante pelos discípulos do filósofo-fundador e cada uma valorizava uma área do conhecimento.

Aqui apresentamos algumas das primeiras Escolas do Mundo e do Brasil, nesse encerramento de nosso TEMA DE INSPIRAÇÃO:

VOLTA ÀS AULAS.

4000 a.C.

Por volta de 4000 a.C., os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme, considerada uma das primeiras formas de escrita. O saber escrever era ensinado em casa, de pai para filho.

387 a.C.

O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”.

343 a.C.

Em famílias mais ricas, era comum pagar-se um preceptor, um mestre com mais conhecimentos que guiasse as crianças nos estudos. Em 343 a.C. Aristóteles, por exemplo, tornou-se preceptor de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia.

Séc. 4 a.C.

Surgem as primeiras “escolas”. Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual. Esse modelo dura séculos, até as escolas modernas.




Séc. 12

Surgem na Europa as primeiras escolas semelhantes  aos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. Eram obras de instituições de caridade católicas que ensinavam a ler, escrever, contar e, junto, iam transmitindo as lições do catecismo.

859

Surge a Universidade de Karueein em Fez, no Marrocos, que passa a ser  considerada a primeira universidade do mundo no sentido moderno do termo – uma instituição dividida em departamentos com conhecimentos de diferentes áreas.

998

A Universidade de Oxford , situada na cidade de Oxford , na Inglaterra.

O ano da fundação da universidade é 998, mas não há evidências de ensino no local até 1096, quando o Rei Henrique II da Inglaterra  proibiu alunos ingleses de estudarem na Universidade de Paris.


1158

O imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico Barba Ruiva funda a Universidade de Bolonha, na Itália,uma das  primeiras da Europa. Na maior parte do continente, o conhecimento estava limitado ao clero e ao acervo das Igrejas – Bolonha passa a ser uma  exceção.


1257

A Universidade de Sorbonne foi fundada como colégio integrante da Universidade de Paris , em 1257, por Robert de Sorbón, capelão e confessor do rei São Luis, com a intenção de facilitar o ensino da teologia para estudantes pobres. Paris tornava-se então um centro cultural e científico na Europa, com mais de 20 000 estudantes.

1290

Universidade de Coimbra em Portugal.A sua história remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação Portuguesa,  quando  foi criada em 1290, pelo  Rei Dom Dinis I que  assinou em Leiria o documento criando a  universidade e pedindo ao Papa sua Benção.

1549

É fundada a primeira escola do Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas, que também funda a segunda, em 1554, em São Paulo – a data marca também a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.

1792

A Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho foi uma escola de Ensino Superior  criada em 1792 , no Rio de Janeiro , pela Rainha D. Maria de Portugal . É considerada uma precursora do ensino superior militar  e de engenharia  , tanto no Brasil como no próprio continente Americano.

Com o tempo, foi agregando outras especialidades e acabou tornando-se a Escola Politécnica da UFRJ. Em 1920  ganha o nome de Universidade Federal do Rio de Janeiro .

1808

Dom João VI funda a primeira faculdade do Brasil, a Faculdade de Medicina da Bahia. Lá formou-se Rita Lobato Velho Lopes, a primeira médica brasileira diplomada em território nacional. Ela jogou o chapéu pra cima em 1887.

1827

Surgem no Brasil as duas primeiras faculdades de direito. Em uma tacada só, dom Pedro I funda a Faculdade de Olinda e a do Largo São Francisco, em São Paulo. A São Francisco formou presidentes brasileiros, como Washington Luís e Jânio Quadros.

1912

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de Universidade do Brasil,  fundada em 19 de Novembro de 1926 , inicialmente com o nome de Universidade do Paraná .

 

1932 

Após a derrota de São Paulo na Revolução de 1932,  um grupo de empresários fundou a Escola Livre de Sociologia e Política (ELSP) ,e  em 1934  o interventor de São Paulo – Governador Armando Salles de Oliveira  criou a Universidade de São Paulo (USP).

 

A partir dessas grandes Instituições citadas, e de outras de igual valor histórico, cultural, científico e tecnológico, foram se formando e eternizando o conhecimento em  todas as áreas ao redor dom mundo civilizado.( Deixei de citar várias outras grandiosas Escolas e  Universidades para não alongar mais esse Post , o que é uma pena, pois quanto mais se pesquisa sobre elas mais se reconhece o valor).

 

Beijos!!!

MARIA     ALCIONE.

Anúncios

4 Respostas to “História de algumas Escolas/ Universidade do Brasil e do Mundo.”

  1. jubaoli23 02/03/2014 às 13:01 #

    melhor que termos universidades, é saber que hoje em dia muitos e muitos (além dos homens de elite) podem ter acesso a todo esse conhecimento. 🙂

    bjs

    • Alcione 02/03/2014 às 17:04 #

      Isso é uma verdade, pena que as crianças e adolescentes
      principalmente , não querem nem assistir as aulas e muito
      menos valorizar os estudos!Beijos!

  2. Iara_F 05/03/2014 às 20:32 #

    Adorei este post, excelente pesquisa e muito legal saber todos estes detalhes
    beijo!

    • Alcione 05/03/2014 às 22:34 #

      Adorei a pesquisa, imagine que enquanto “eramos todos índios”
      no Brasil, sem nenhum progresso cultural ou humanístico, na Europa já existiam Universidades! Acho que nosso progresso permanece muito
      lento até hoje infelizmente. Beijos!

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: