Tema de Inspiração da Semana: Volta às aulas

17 fev

O tema desta semana foi sugerido pela leitora Jéssica. Obrigada, querida! Gostamos muito de fazer temas que vocês sugerem, então sintam-se mais que bem-vindas para sugerir mais!

Vocês sabiam que, durante boa parte da Idade Média, o acesso ao conhecimento científico e o mundo letrado ficaram restritos aos mosteiros e igrejas? Vários membros tiveram a importante missão de preservar e reproduzir diversas das obras que integravam o saber produzido durante a Antiguidade Clássica.

No mundo antigo a criança recebia aulas de um pedagogo em sua residência. Sendo assim, entrava em contato com a educação num sentido mais amplo, voltada para o ensinamento de valores e condutas sociais básicas. Porém, o conceito de unir estudantes em um local separado para a aprendizagem existe desde a Antiguidade Clássica. O ensino fundamental existe provavelmente desde a Grécia antiga, Roma antiga, Índia antiga e China antiga.

Na Europa, foi durante os séculos XIV e XV que ocorreu a expansão das escolas devido, em grande parte, aos esforços catequistas da Igreja na busca de fiéis. “(…)é preciso estudar a Bíblia para chegar a Deus”.

Com o movimento da ilustração ou iluminismo a escola passou a exercer mais a função de instrução do que educação e no decorrer do século XIX e XX, o ensino já passava a ser obrigatório na maioria dos países.

Dezenove anos após a chegada Família Real no Brasil, (1827), surge no território brasileiro, por iniciativa de Dom Pedro I, as duas primeiras faculdade de Direito, a de Olinda e a do Largo São Francisco em São Paulo.

No decurso do seu processo histórico a escola passou a acumular várias funções sociais. Além de transmitir conhecimento, atribui a ela a responsabilidade de socialização e de submeter os indivíduos a ritos de passagem, como por exemplo da infância á idade adulta.

Os seres humanos em todos os quadrantes do planeta procuram solucionar seus problemas educacionais, de aprendizagem e conhecimento criando instituições educacionais que apontem caminhos diferenciados e corretos para uma educação qualificativa.

Ao longo da nossa vida, temos uma rotina que organiza o nosso tempo e determina as atividades que realizamos ao longo de todo um dia. Para a criança, principalmente no Ocidente, a escola aparece desde muito cedo como um dos espaços que orienta as suas ações no dia a dia. Sendo tão acostumados a esse tipo de situação, podemos imaginar que muitas crianças encarem sua presença na escola como algo completamente natural.

Esse é nosso estimulante  Tema de Inspiração da Semana: Volta às aulas.

Através dos séculos de história da Educação podemos considerar o período de volta às aulas um dos períodos de maior alegria na vida das pessoas, crianças ou adultas, pois poder estudar, conhecer novas matérias, entender ciências, matemática, línguas, e tantas outras matérias é um dos grandes legados dos homens para os seus descendentes.

Beijos!!!

MARIA      ALCIONE.

Anúncios

2 Respostas to “Tema de Inspiração da Semana: Volta às aulas”

  1. Paula B. 17/02/2014 às 20:46 #

    Ótimo tema, traz muitas memórias de infância =)
    Beijos

  2. jubaoli23 02/03/2014 às 12:25 #

    gostei do tema, mas acredito que nós brasileiros, temos muito a aprender ainda….

    bjs

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: