Texto da Leitora: Ausência de ciúmes é falta de amor?

15 fev

Por Maura Camargo

 

Eu já ouvi mais de uma pessoa reclamando sobre esse assunto. Se muito ciúmes pode pôr uma relação em perigo, cada vez mais ouço casos de pessoas que são completamente desprovidas de ciúmes e com isso acabam passando uma sensação para a parceira de que não existe amor na relação. E isso tem se mostrado fator principal no término de diversas relações que acompanhei. Porque será que a falta de ciúmes acaba trazendo essa sensação de vazio, quando o assunto é amor?

 

Eu creio que isso acontece porque as pessoas estão muito acostumadas a ligar a ideia de amor à ideia de posse. Eu te amo, você é meu. Sendo meu, você precisa atender a todas as minhas necessidades antes de qualquer outra coisa. Ai de você se marcar de sair com seus amigos numa sexta feira antes de perguntar o que eu tenho pra fazer. Eu quero saber onde você está o tempo todo, com quem conversou, o que deseja para o futuro, porque você é meu e eu tenho o direito de te controlar por causa do nosso amor.

 

Claro que aqui está exagerado, mas quantas pessoas você conhece que têm um raciocínio parecido? O amor – pelo menos é assim que chamam – que deveria criar um vínculo tão único entre duas pessoas acaba despertando uma relação de posse. Às vezes por insegurança, por medo de que esse amor desapareça, a gente toma essa atitude pensando que está protegendo a relação, o sentimento. Mas o amor deveria inspirar confiança, um laço que não precisa de uma supervisão constante como o ciúmes exige. Uma supervisão que geralmente leva à desconfiança, que anda na contramão do amor.Uma das frases de amor mais lindas e perfeitas sobre o amor que conheço vem de um artista com sensibilidade além da conta que escreveu e cantou muito sobre o amor: John Lennon. Disse ele:

 

Amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres. Se voltarem é porque as conquistei… se não voltarem é porque nunca as tive.

 

Quando comparamos a relação amorosa com as nossas amizades fica mais fácil ainda de acompanhar esse princípio. Amizade é uma relação amorosa, mas como não pede a cumplicidade de um casal, conseguimos afastar mais facilmente o sentimento de ciúmes. Será que é porque temos certeza que nossos amigos não vão nos abandonar? Porque sabemos que a união que existe ali é forte e a cumplicidade verdadeira?Eu penso que ausência de ciúmes é condição de um amor verdadeiro e honesto. Claro que isso não quer dizer que não vamos nos importar com o que a outra pessoa faz. Nada disso. Mas é uma aceitação do caráter do outro, uma confiança que não precisa despertar nenhum tipo de obsessão. Ciúmes é um dos ingredientes que, se pesa muito pra um lado do que para o outro, pode destruir a relação e o amor entre duas pessoas. Que tal deixar esse peso de lado?

Texto escrito por Maura Camargo, amante, blogueira e disseminadora das frases de amor mais bonitas que encontra na internet!

3 Respostas to “Texto da Leitora: Ausência de ciúmes é falta de amor?”

  1. Alcione 16/02/2014 às 15:10 #

    Ótimo Post Maura, e obrigada pela participação.
    Acho que a sensação de posse e o Amor estão
    realmente ligado em muitas pessoas, ao mesmo
    tempo a sensação de vazio quando o outro não
    se importa ou preocupa, isso na verdade faz parte
    desse sentimento tão forte, conflituoso e difícil
    de lidar que é o AMOR!Beijos!

  2. Paula B. 17/02/2014 às 20:58 #

    Maura, gostei muito da sua reflexão. Muitas vezes os sentimentos de Amor e Posse se confundem, tornando-se quase indistinguíveis. Mas até que ponto o amor é posse?
    Beijos

  3. jubaoli23 02/03/2014 às 12:12 #

    gostei do seu texto, Maura.. concordo com o que você escreveu, mas nas nossas atuais relações é, no mínimo, difícil de deixar o ciume de lado.
    pra ser sincera, sinto ciumes dos meus amigos também, mas tento me controlar, como você falou, em excesso, pode ser algo prejudicial. 😉

    bjos

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

