Inspiração da Semana: Ano do Cavalo

3 fev

Feliz Ano Novooooooo!

Dia 31 de janeiro de 2014 a gente virou mais um ano lunissolar, e isso, na China, significa uma única coisa: Feliz Ano Novo!

A inspiração desta semana será então, o Ano Novo Chinês do Cavalo de Madeira. Mas primeiro vamos entender certinho como funciona isto?

(SPOILER ALERT – Este post ficou bem bem longo, mas está muito legal e é muito informativo, se você tiver um tempinho continue lendo que vai valer a pena!)

Os anos novos chineses variam sua data de início e fim a cada ano pois acompanham o calendário lunissolar, que é baseado na harmonização entre a movimentação do sol e da lua, a combinação entre as fases da lua e a posição do sol. A data do ano novo chinês sempre é marcada pela noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau da constelação de Aquário.

As noites de lua nova são geralmente as mais escuras e com o passar dos dias a lua cresce e o céu fica brilhoso novamente, daí temos a tradição chinesa de comemorar a passagem do ano por 15 dias (duas fases da lua). A festa se inicia na escuridão e vai até o período mais brilhoso. Isto é relacionado à lua.

Quanto ao sol, sabemos que a astrologia ocidental considera que os nossos signos são baseados pela posição do sol no momento do nascimento certo? Então, o céu é mapeado e subdividido em 12 (isto serve para qualquer horóscopo na verdade, é como um transferidor no céu). Cada signo abrange uma fatia correspondente a 30°, então, seguindo esta lógica, 15° do signo de Aquário corresponde à metade do giro solar por este signo, ou o seu ápice, sem receber influências nem do signo anterior nem do posterior. Nós sabemos que cada um dos signos só acontece uma vez por ano, certo? E que o período em que o sol passa pela constelação de Aquário é sempre no final do mês de janeiro e no começo e até meados do mês de fevereiro, certo?

Exemplo da divisão dos graus para os signos

Tendo esta informação na mão, podemos analisar o mapa para este período do ano para saber exatamente quando o sol estará passando pelo grau 15 do tal signo (e isso tem a ver com os movimentos de translação e rotação e não com a era solar em si). Depois, podemos observar as fases da lua para o período. O dia de auge da lua nova mais próximo da data solar marcada será a virada do ano lunissolar. Parece fácil né? Deve ser divertido pra quem gosta de mexer com isso, eu não mexo, só fiquei curiosa pra entender o mecanismo por trás da coisa toda.

E porque sempre em Aquário? Agora me pegou, não sei e não consegui achar, mas como tem funcionado pelos últimos 4712 anos vamos aceitar (eles não tiveram Jesus pra marcar um novo ano zero né?). Muito provavelmente deve ter a ver com a energia desta época do ano. Se alguém souber me conta nos comentários que eu vou adorar descobrir!

Ok, temos o dia, agora vamos entender o animal regente do ano.

A cada final de ciclo lunissolar fecha também o ciclo regido por um dos animais que compõem o horóscopo chinês. Nós vimos que o ano novo de 2012 foi marcado pelo Dragão de Água yang e o ano de 2013 foi marcado pela Serpente de Água yin. Seguindo a ordem dos animais no horóscopo chinês, este ano será regido pelo cavalo.

Animais do horóscopo chinês

A organização do Ano Novo chinês é muito mais complexa do que parece, pois além do calendário lunissolar e do animal correspondente ainda temos a presença dos elementos da natureza (ao todo são cinco os principais: fogo, terra, metal, água e madeira).

Cada energia do ano possui a força de dois elementos: o elemento essencial do animal e o que regerá o ano, de acordo com o ciclo gerador dos cinco elementos (vou aprofundar este assunto no post de sábado). Sabendo de mais este detalhe, descobrimos que o ano será dos elementos fogo (essencial do cavalo) e madeira (de acordo com o ciclo dos elementos). Por isso dizemos que será o ano do cavalo de madeira.

Um ciclo completo do calendário chinês, por fim, leva 60 anos, subdivididos em 5 ciclos menores de 12 anos. Com a associação de cada animal a um elemento, teremos um animal que aparecerá cinco vezes ao longo dos 60 anos, mas a cada vez sob a influência de um elemento diferente somada ao seu próprio elemento essencial. Ufa!

Não esquecemos de nada? Ah sim! Yin e yang!

Eu citei ali em cima que ano passado foi o ano da Serpente de Água yin, e o ano anterior foi o ano do Dragão de Água yang. Pela lógica, este ano será então o ano do Cavalo de Madeira yang e ano que vem será o ano do Carneiro (ou Cabra) de Madeira yin. Fácil? É dá pra perceber um padrão, mas ele saiu de onde?

Cada animal do horóscopo é classificado também em yin ou yang, e eles estão intercalados na roda dos signos, mantendo o balanço energético. Então sempre um ano vai ser yang e o próximo yin e assim vai, porque os animais que se sucedem tem a característica yin ou yang. Isto também é bacana, porque o elemento da natureza também vai ser influenciado pelo yin ou yang do ano, mantendo o balanço energético também do elemento da natureza.

Então, na combinação que define o animal-elemento do ano, sempre que aquele animal aparecer o ano vai ser yin se ele for um animal yin ou yang se for um animal yang. Sempre haverá a presença do elemento essencial do animal, e a cada 12 anos haverá a influência de algum elemento da natureza diferente, de acordo com o ciclo dos elementos, o que permite que uma mesma combinação animal-elemento essencial-elemento do ano só aconteça a cada 60 anos. Incrível né?

Isso porque me mantive na superfície, tem tanta coisa que dá pra explorar sobre isto que a pessoa pode passar uma vida descobrindo coisas e fazendo associações. Adoro! Já falei que o blog é de meninas meio nerds né? Nerd-zen no meu caso! hahaha

Bom, finalmente descobrimos como se “monta” o Ano Novo chinês, e isso tudo significa o quê? Que todas estas influências energéticas vão mexer com a gente ao longo do ano!

Aimeldeus! Como?

O cavalo é considerado um animal auspicioso e nobre. O ano regido por ele será um ano de fechamento de atividades anteriores, de descobertas e início de atividades novas, além de concretização das ideias que estavam apenas em sonho. Como o cavalo é um bicho curioso, também pode ser o ano de iniciar novos projetos e arriscar um pouco mais. Mas nada vem de graça. O bicho é um animal trabalhador, então, o que se quiser conquistar terá que ser com trabalho e dedicação, ou seja, não vai cair do céu, mas se você se esforçar, conseguirá.

Cuidado com decisões impulsivas (influência do elemento fogo), as coisas vão acontecer, mas é pra planejar, sob o risco de tomar alguma decisão precipitada e botar tudo a perder.

Falando um pouquinho da madeira, é importante cuidar da alimentação e da saúde neste ano, procurando manter uma alimentação o mais natural possível. Também é favorável estreitar o contato com a natureza.

O cavalo de madeira também favorece uma época de maior comunicação e abertura, isso é bom pra quem quer resolver as coisas com maior velocidade, pra quem tem algum trabalho que depende de lidar com público e para fortalecer amizades e aumentar a cooperação. As artes e intelecto também serão favorecidos, então pode começar aquele curso que você vinha adiando.

A coragem do cavalo também vai afetar o comportamento das pessoas. Dizem os estudiosos que é um ano favorável ao romance e um ano favorável para casamentos. Também é favorável para as relações interpessoais, causas humanitárias e filantropias. Resumidamente é um ano favorável para mudanças e acontecimentos no geral, desde que com esforço e planejamento.

Também dizem que o ano do cavalo é um ano marcante, alguns fatos que marcaram a história aconteceram durante anos regidos pelo cavalo: 1ª e 2ª guerras mundiais (1918 e 1942), a depressão norte-americana (1930), Fim da Era Vargas (1954), Revolução chinesa (1966), trocamos de Papa duas vezes em um mesmo ano (João Paulo I e II – 1978), o homossexualismo deixa de ser considerado uma doença e a Alemanha é reunificada (1990) e o Brasil vira pentacampeão e Chico Xavier nos deixa (2002).

Então, este ano promete, eleições, copa, o que será que vai acontecer aqui no Brasil? E no mundo? Vamos aguardar!

E, é isso, sei que falei bastante mas foi legal! Admita! rs

Gostou? Me conta!

Beijos e até quinta!

Anúncios

9 Respostas to “Inspiração da Semana: Ano do Cavalo”

  1. Alcione 03/02/2014 às 9:16 #

    A sabedoria e os estudos dos chineses foram e são muito influentes na nossa vida. Adorei o post e conhecer mais sobre o ano novo chinês. Beijos.

  2. Jurema 04/02/2014 às 12:52 #

    Exelente e muito completo seu texto. Não faltou nenhum elemento. Tão bom quanto uma aula do Solano. Amei. Beijão

    • Iara_F 05/02/2014 às 0:07 #

      óooo! fiz bonito! rs
      vou me candidatar pra ser assistente dele! rs
      beijo!

  3. jubaoli23 06/02/2014 às 18:31 #

    caraca, Iara… me arrepiei com a parte final do post.
    não sabia de nada disso, confesso! mas gostei de conhecer um pouco, especialmente das influências.
    Tomara que seja um ano decisivo mesmo! 🙂

    bjs

    • Iara_F 07/02/2014 às 13:44 #

      Geralmente a previsão funciona, mas a gente só percebe depois que passa! rs
      beijo!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nobreza e conquista | Unhas Inspiradas - 05/02/2014

    […] confesso que estava um pouco perdida para fazer o tema  desta semana, mas depois do belíssimo post da Iara segunda, eu fiquei um pouco mais esclarecida. Olha o que ela […]

  2. Cavalo de madeira | Unhas Inspiradas - 05/02/2014

    […] eu já havia mencionado na segunda, o elemento essencial do animal é o fogo e o elemento do ano é a madeira. E, como o elemento do […]

  3. Inspiração da Semana: Ano do Carneiro | Unhas Inspiradas - 19/01/2015

    […] ou quiser relembrar, pode ler a respeito dos anos anteriores: Dragão de Água, Serpente de Água, Cavalo de Madeira e posts de conceitos complementares, explicando sobre o zodíaco chinês, yin-yang e cinco […]

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: