Mudanças e organização

22 nov

Oooooooooooiiiiiiii!!!!

Então, como disse esta semana eu escolhi o tema mudança, a partir de uma introspecção, as mudanças que ocorreram na minha vida, e o que tenho percebido que preciso mudar.

E uma coisa que tenho percebido (não que eu já não soubesse, mas… agora morando a dois, em um apartamento, dividindo tudo e etc… ficou muito maais claro): SOU DESORGANIZADA!

Sim, minha vida muda, minha bagunça muda, as vezes para mais, as vezes para menos, mas esta é uma coisa que tenho sentido uma necessidade absurda de mudar… Então, como eu tenho procurado dicas sobre como, vou dar as que encontrei (ainda não botei em prática, mas, se vocês acharem que precisam também se organizar, façam comigo, e depois nós trocaremos figurinhas sobre quais dão certo e quais não, pode ser?)

107276982

1) A primeira dica é sobre um livro que ainda não li… (sim, tenho ele aqui no apartamento, o meu noivo comprou, leu, tem aplicado bastante do método ali ensinado) é o Getting Things Done, ou em português “A arte de fazer acontecer”.

imagesBasicamente, o GTD fala que para você poder realizar as coisas, você tem que tirar o trabalho de sua cabeça, fazer listas, priorizar tarefas, enfim… Acredito que falando assim vocês podem até pensar que não é nada de novo, mas ao que eu sei a metodologia dele e as dicas que ele dá para fazer isto acontecer são geniais…(pelo que eu sei, ainda não li e com 2 trabalhos de pós, e precisando entregar meu projeto de pesquisa até dia 13/12 provavelmente não vou ler tão cedo)

2) Ter uma lista de prioridades. Convenhamos, não sei o que aconteceu, mas parece que esta cilada chamada “ser gente grande” implica em falta de tempo.

administracao-do-tempo

Não sei se para vocês parece o mesmo, mas hoje eu acordo mais cedo do que quando era criança, durmo mais tarde e mesmo assim não consigo fazer metade das coisas que me programo. Parece-me que estou sempre correndo e o tempo correndo ainda mais, e nunca nos alcançamos, então chega ao fim do dia, tenho a sensação de que não fiz metade das coisas que deveria fazer.

Portanto, para evitar esta sensação (pelo menos todos os lugares que eu li falam) devemos priorizar aquilo que temos que fazer. Temos que criarmos metas, objetivos, e acima de tudo “deadlines”, ou o que os advogados mais amam e temem PRAZOS.

3) Dica para a casa: NÃO ACUMULE! Isto eu meio que tiro de letra, tenho pânico de papéis e plástico e qualquer coisa meio inútil acumulando (talvez porque se eu me descuidar eu sei que deixo coisas acumulando e que depois viram bagunça…Mas enfim um dos programas na TV que mais me perturbam – ODEIO – chama “Acumuladores” e passa no Discovery Home and Health, assistam e vocês aprenderão a não acumular também!!!

CONFESSIONS OF A SHOPAHOLICO que eu posso aconselhar, procure ter um espaço para você e para suas coisas (este é o meu conselho mesmo porque dava certo para mim em Rio Preto e em Franca, ainda não encontrei um lugar para mim em Ribeirão, até por isso acredito que minhas coisas estão super mais bagunçadas do que costumavam ser, mas paciência e tempo me ajudarão).

Neste teu espaço, faça a “sua bagunça”, isto evita que a bagunça se espalhe para o resto da casa, e, uma vez por mês, utilize parte do seu tempo para organizar seu lugar, exemplo: organizar sua caixa de esmaltes, guardar seus livros, jogar papéis fora, arquivar suas contas…Isto ajuda e muito!

Tem um site que dá uma dica legal também: TODO DIA ANTES DE DORMIR VERIFIQUE A CASA, SE TIVER ALGO FORA DO LUGAR VÁ CATANDO E GUARDANDO (exemplo: sapatos fora do armário, roupas em cima de móveis, etc)

4) Uma dica que eu passei para um amigo para ele poder estudar, mas que nunca apliquei para mim (shame on me, vergonha de mim mesma) e que para ele deu muito certo, é fazer uma planilha de horários. Saiba o que você faz no dia, quanto tempo você gasta fazendo, e vá intercalando os horários de estudo e lazer (sim, reza a lenda que se você conseguir fazer isso, você terá tempo para MUIIIITAA COISA).

tabela15) Arrume sua cama todo dia de manhã! É comprovado que pessoas que arrumam suas camas tendem a ser melhor organizadas, porque dá um certo gás. Então, acordou, arruma a sua cama! Garanto para você que só de ver que ela está arrumada te dará um animo para tentar organizar o resto do seu dia!

sonhar-com-cama6) Vou deixar esta como minha última dica (até porque, as cinco primeiras já vão me deixar bem ocupada por um tempinho), ACOSTUME-SE E ACEITE O IMPREVISÍVEL!

Beleza! Você leu o livrinho do GTD, achou o máximo e quer aplicar todas as dicas que ele deu, e você começou a arrumar sua cama, livrar-se das coisas que estavam acumuladas, arrumou o seu cantinho e, ainda, fez toda a sua planilha! Tudo lindo, perfeito…

Mas como Murphy é sempre um cara sacana, depois de você ter tudo super organizadinho (planejado), na fase da execução, um “vendaval” acontece na sua vida e toda sua programação vai “por água abaixo”, e aí, o que fazer? Aqui vão algumas opções:

a) Fica nervoso, xinga tudo, porque nada dá certo e que nada funciona como você planejou

b) Desiste desta história de organização porque isto simplesmente não é para você, afinal, você tinha tudo já ajeitadinho sobre como as coisas deveriam correr, e tudo sempre desanda

c) Respira fundo! (Mas muito fundo e bem calmamente) Estufa o peito e assume “tem coisas que acontecem, são imprevisíveis a nós só cabe nos adaptar”. Aceita a mudança de planos, a mudança dos eventos, e, assim que toda a situação se acalmar você retoma a sua rotina planejada.

Na minha opinião, eu escolheria e sempre escolho a letra C, porque não podemos prever o imprevisível e nem evitar o inevitável, vai ter um dia que você se programou para lavar a roupa, arrumar os esmaltes, estudar, montar seu projeto de pesquisa para entregar o TCC, e veio aquela cólica horrorosa, ou até mesmo a notícia de um familiar doente e internado, e você vai ter que largar as coisas e retomá-las posteriormente.

Agora a dica advanced master plus que eu dou para quem quiser estudar (esta é bônus, porque eu já aplico desde 2011 – quando meu objetivo foi passar na OAB de primeira antes de me formar). Uma das melhores técnicas de estudo que eu conheço, para aproveitamento e rendimento, e para concentração é a técnica do Pomodoro, que prevê que a cada 25 minutos que você realiza uma tarefa você tem um intervalo para descanso.

Quem tiver interesse em saber mais clica aqui.

Enfim, por hoje é isso…

Gostaram das dicas? E vocês tem mais dicas para darem?

Beijos e bom final de semana

4 Respostas to “Mudanças e organização”

  1. jubaoli23 23/11/2013 às 11:40 #

    adorei as dicas, Fer…
    vou tentar colocar algumas em prática
    mas eu sou do tipo que se planejar muito, acaba não fazendo nada!

    “to do list” acho que não é pra mim!

    bjoos

    • FerLima 23/12/2013 às 4:49 #

      Então, eu to tentando me organizar melhor Ju (até para responder os coments do blog hehehe :P), eu sou uma pessoa que não vejo o tempo passar, e esqueço, inclusive de dormir, se eu estiver em movimento eu continuo em movimento (o problema é que se eu parar a coisa desanda), e o meu maior problema é a falta de foco (minha concentração é péssima), então acredito que se eu conseguir organizar estas duas coisas, meu estilo de vida e minha qualidade de vida melhorarão muito.
      Beijos

  2. Paula B. 27/11/2013 às 7:26 #

    Fer, muito boas as dicas. O método GTD é simples, mas genial. Eu não li o livro também, mas conheci por meio de blogs, principalmente de um que chama Vida Organizada. É legal ler esse blog porque ela explica de uma forma simples do GTD e dá exemplos bem práticos do dia a dia dela.
    Beijos!

    • FerLima 23/12/2013 às 4:47 #

      Então, eu estou lendo sobre o GTD e sobre organização e meio de por em ação os nossos objetivos de vida, tem sido muito importante isto para mim e quis partilhar um pouquinho com vocês!!!
      Beijos

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

