Sereia Iara

2 nov

Olá, gente! Tudo bom?

Primeiramente, queria pedir desculpas por este post não ter saído ontem, que em geral é de sábado que publicamos a coluna ETC. Mas vou me redimir hoje contando um pouco mais sobre a história da Sereia Iara, uma das principais lendas do folclore brasileiro, foram nossa inspiração nesta semana. (aliás, as unhas da Fer foram inspiradas na sereia!)

Muitas vezes encontramos a descrição da Iara como sendo uma sereia loira de olhos azuis. Porém, a Iara “de verdade”, amazônica, é uma bela morena de cabelos negros e olhos castanhos. A confusão acontece provavelmente devido à visão européia da lenda de mulheres metade peixe.

Conta-se que Iara era uma excelente índia guerreira muito elogiada pelo pai. Seus irmãos, enciumados, conspiraram para matá-la uma noite, porém, ela acabou matando-os para se defender. Iara foge para as matas, mas seu pai a encontra e a joga no rio Solimões. Os peixes a salvam e a transformam numa linda sereia.

O que eu achei mais engraçado foi descobrir que a Iara no início, tipo nos relatos dos séculos XVI e XVII, era um sereio chamado Ipupiara . Ele devorava os pescadores e os levava para o fundo do rio. A sedutora Iara feminina só foi surgir mesmo no século XVIII. Ela canta hipnotizando os pescadores e leva os pobres coitados para o fundo do rio, em direção à morte. Poucos sobrevivem, e estes voltam à aldeia enlouquecidos.

Conta-se que um índio chamado Tapuia quando a viu no rio, remou rápido até a margem e foi se esconder na aldeia. Porém, dias depois, não aguentava mais de saudade e foi de novo ao rio, onde Iara a esperava. A partir daqui a história tem duas versões: uns dizem que Iara e Tapuia foram felizes para sempre, outros que a faminta sereia o devorou e voltou na semana seguinte procurando por sua próxima vítima. Aliás, Iara significa “que mora na água”.

Para terminar, alguns desenhos muito show que eu encontrei no Deviantart da Iara:

Autor: Genzoman

 

Autor: Pshoudini

 

Autor: Uryenn

 

Autor:  Wesley Souza

 

Autor: Uryenn

 

Autor: Fabio Alencar

Anúncios

2 Respostas to “Sereia Iara”

  1. Iara_F 03/11/2013 às 23:53 #

    Bom, eu sou suspeeita pra falar de postagens sobre Iaras, rs
    Gostei muito, e achei a primeira imagem a melhor!
    bejao!

  2. jubaoli23 07/11/2013 às 12:53 #

    amei os desenhos! 🙂
    adorei conhecer um pouco mais da história^^

    bjs

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: