Inspiração da Semana: O Estranho Mundo de Jack

21 out
Prazer, Jack Esqueleto, o rei das Abóboras de Halloween

Prazer, Jack Esqueleto, o rei das Abóboras de Halloween

A inspiração desta semana é a animação: O Estranho Mundo de Jack (do original em inglês: The Nightmare Before Christmas).

nightmare-before-christmas-yellow-moon

Acredito que praticamente todo mundo já viu esta animação de 1994, do Tim Burton, onde um esqueleto “assustador”, que mora na terra do Halloween acaba, por acidental curiosidade, na terra do Natal e se encanta com tudo aquilo. Até aí é tudo lindo. As confusões começam mesmo quando ele resolve levar o espírito natalino para sua casa, e quer fazer um Natal por lá também. Como sua cidade é habitada pelos monstros do dia das Bruxas, a interpretação deles do que seria o Natal acaba não sendo nada ortodoxa, e aí você precisa ver (ou rever) o desenho pra entender como acaba esta confusão.

O vídeo acima não consegui achar em português, mas pra quem não entende, só observe como monstrinhos de Halloween montam os presentes de Natal que vai entender o tamanho da confusão! rs

O filme não é uma história de comédia, apesar de ter algumas passagens bem engraçadas. Esta animação foi feita pelo cineasta Tim Burton, e já virou ícone cult. Tem o “cinzês” típico de todas as produções do Tim, mas é um musical (assim como a Noiva Cadáver), o que acaba diluindo o contexto obscuro do mundo retratado.

Jack e sua namorada Sally

Jack e sua namorada Sally, a boneca de pano

O filme mostra muito claramente que a Terra do Halloween é mais cinza, preto-e-branco e crua do que a Terra do Natal e o mundo real, onde os personagens e cenários são muito coloridos e iluminados . Mas ainda assim ele consegue fazer com que amemos diversos personagens desta terra sombria. As influências para o mundo obscuro de Tim vêm do cineasta Vincent Price, e para a felicidade fofa da Terra do Natal, das histórias do Dr. Seuss.

nightmare-before-christmas-moon

A técnica usada foi o stop-motion associado a desenho animado, e levou três anos para ser concluída, quem tem o DVD, assista aos extras, pois tem um documentário que mostra o making-of do filme e tem o curta que deu origem ao longa Frankeenwinnie. É muito legal. Pra quem não tem o DVD, pode conferir o making-of aqui no finalzinho da resenha do AdoroCinema (são 3 videozinhos).

o-estranho-mundo-de-jack-filme-desenho-wallpaper-12065

Pra quem não sabia, este filme também se baseou em um poema que o Tim Burton fez, alguns anos antes da empreitada do longa

Nesta semana que antecede o Halloween, vamos então esmaltar inspiradas nesta animação que marcou a infância ou juventude de muita gente! Qual personagem te marcou mais? O Jack, a Sally, o Papão-comeu ou o Papai-cruel (vulgo Papai Noel, rs)? O mundo do Halloween ou o mundo do Natal?

Gostou? Me conta!

Beijos e até quinta!

Anúncios

Uma resposta to “Inspiração da Semana: O Estranho Mundo de Jack”

  1. jubaoli23 31/10/2013 às 18:59 #

    lembro muito pouco, ou quase nada, dessa animação!
    aliás… preciso reassistir várias a do menino com o pêssego gigante e mais umas outras que não lembro! hahaha…
    adorei o tema^^

    bjos

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: