História do Rock ‘n’ Roll

28 set

O rock surgiu nos Estados Unidos nos anos 50. Inovador e diferente, o estilo unia um ritmo rápido com música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes dera o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Letras simples e ritmo dançante fizeram com que o rock caísse rapidamente no gosto popular.

O ritmo é filho direto do blues do Mississipi. O som eletrizante, “proibido para as mocinhas brancas”, era tachado pela conservadora sociedade americana dos anos 50 como “coisa do diabo” e que devia, a todo custo, ser evitado. É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com a rebeldia dos cantores e bandas.

Nos anos 60, o mundo entrava de vez na sociedade de consumo. A televisão ditava modas, e a Guerra Fria era a grande paranoia. Garotos imberbes percebiam que a música era o grande sonho libertário. Eles queriam mudar o mundo, mas, em vez de armas, eles pegavam em guitarras. Em meados da década, o movimento hippie estava a todo vapor, pregando paz, amor e sexo livre.

Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo: The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso, The Rolling Stones.

Nos anos 70, o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo.

Na década seguinte, ainda com aquele restinho de onda punk, a geração vinha cheia de melancolia, com uma rebeldia mais triste, sombria e solitária. A década de 80 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.

Os anos 90 foram marcados por fusões de ritmos diferentes e do sucesso mundial do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal ao funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.

No anos 2000, uma volta aos 60: bandas que fazem um sonzinho fofo, como Strokes e Franz Ferdinand. Outra vertente engloba o pop rock açucarado e grandes estrelas com megashows em estádios ao redor do mundo e festivais grandiosos como o Rock in Rio, este tema de inspiração do nosso blog desta semana.

Desde o início, o rock esteve ligado a rebeldia e a transgressões, e com o tempo incorporou símbolos que representam essa agressão aos valores da sociedade, símbolos esses copiados muitas vezes do satanismo:

Mão Chifrada: Usado por artistas ligados à música (principalmente rock’n’roll) e seus fãs. Hoje em dia, é usado como saudação rock ‘n’ roll.

 

Caveira: Símbolo da morte. Símbolo antigamente utilizado por piratas e também utilizado para indicar perigo e morte.

Dragão: no texto bíblico de apocalipse, o dragão é descrito como o diabo, ou seja, a antiga serpente.

Cor Preta: O preto transmite a sensação de renúncia, entrega, abandono e introspecção. A cor preta significa também o destino e a morte, é a cor do luto .

Com esse apanhado a respeito do Rock ‘n’ Roll, encerramos nossa semana com o tema Rock in Rio.

Beijos!!!

Anúncios

3 Respostas to “História do Rock ‘n’ Roll”

  1. jubaoli23 30/09/2013 às 12:46 #

    Let’s Rock, girls! \m/
    bjoos

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: