Tema de Inspiração da semana : SCI FI

2 set

Ficção científica é uma forma de ficção  desenvolvida no século XIX, que lida com o impacto da ciência , tanto verdadeira como imaginada, sobre a sociedade ou os indivíduos . O termo  é usado, de forma mais geral, para definir qualquer fantasia literária  que inclua o fator ciência  como componente essencial, e num sentido ainda mais geral, para referenciar qualquer tipo de fantasia literária. Em inglês  o termo ficção científica é às vezes abreviado para Sci-fi ou SF. 

Este tipo de literatura  pode consistir numa cuidadosa e bem informada extrapolação sobre fatos e princípios científicos, ou abranger áreas profundamente rebuscadas, que contrariam definitivamente esses fatos e princípios. Em qualquer dos caso, ser   baseado na ciência é um requisito indispensável.

O desenvolvimento da ficção científica como gênero  consciente de si próprio data de 1926, quando  Hugo Gernsback , que cunhou a palavra combinada scientifiction , fundou a  Revista Amazing Stories, dedicada exclusivamente a histórias de ficção científica.

Houve um grande aumento  na popularidade da ficção científica á partir da Segunda Guerra Mundial, quando  alguns trabalhos de ficção científica tornaram-se best sellers. A ficção científica também se tornou  tornado popular na rádio, nas histórias em quadrinhos ,televisão e cinemas.

Há 45 anos chegava aos cinemas uma obra prima que iria modificar radicalmente as obras de ficção científicas e tornar os filmes como os maiores representante das ficções científicas.- 2001- UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO.Esse filme trata com apuro científico temas como a evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida terrestre.

2001

Arthur C.  Clarke,que é o autor da obra, revela que o diretor Stanley  Kubrick tentou conseguir uma apólice de seguro na Lloyd’s of London,  mercado de seguro britânico famoso pelas coberturas incomuns (como segurar a voz de Bruce Springsteen em US$ 6 milhões), caso extraterrestres fossem descobertos antes do lançamento do filme. O astrônomo Carl Sagan chegou a comentar a recusa da Lloyd’s: “Em meados da década de 60 não existia nenhuma busca por inteligência extraterrestre e as chances de alguém se deparar acidentalmente com extraterrestres era extremamente pequena. 

Hoje em dia O CINEMA com seus filmes grandiosos e a TELEVISÃO com filmes e séries fantásticas,são os grandes promotores  do interesse na ficção científica, seja ela baseada em pesquisas científicas intensas ou seja ficção científica fantasiosa.

Esse é nosso TEM DE INSPIRAÇÃO DA SEMANA : SCI  FI.

Fica muito difícil sair depois de assistir qualquer uma dessas obras de ficção científica  sem sermos  arrebatados pelas maravilhas da ciência, do universo, do futuro e da evolução tecnológica.

Beijos!!!

  MARIA  ALCIONE.

Anúncios

4 Respostas to “Tema de Inspiração da semana : SCI FI”

  1. jubaoli23 02/09/2013 às 13:18 #

    gostei desse tema 🙂
    quero ver o que vai acontecer! hahah… querendo ou não é difícil de representar isso nas unhas, né?

    bjoos

    • Alcione 02/09/2013 às 21:53 #

      Adorei o Tema, mas vai ser muito difícil representar sim, sempre
      é um desafio a cada tema, o que no fim é muito estimulante.
      Obrigada. Beijos!

  2. Margareth Gervason 03/09/2013 às 0:46 #

    Vamos esperar para ver o que vem por aí..kk
    Obrigada pela visita
    Ótima semana para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: