Contos de Fadas…

27 jul

Os contos de fadas ou contos maravilhosos são uma variação do conto popular ou fábulas, e  são  histórias  que se reproduzem  a partir de um motivo principal e transmite conhecimento e valores culturais de geração para geração, são transmitidas oralmente e , o herói  ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.

Os contos, que muitas vezes começam pelo “Era uma vez”, para salientar que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos.  A rivalidade de gerações, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) são apresentados para oferecer uma explicação do mundo que nos rodeia e nos permite criar formas de lidar com isso.

Ao longo dos últimos 100 anos, os contos de fadas e seu significados   têm sido objeto da análise dos seguidores de diversas correntes da psicologia. Eles sugerem  que os contos seriam “psicodramas da infância” , que  ajudam as crianças a lidarem  com os conflitos internos que elas enfrentam no processo de crescimento, através de  um palco onde elas podem representar seus conflitos interiores,  projetando  inconscientemente partes delas mesmas em vários personagens da história.

As Fadas são entidades fantásticas, características do folclore  europeu ocidental, apresentam-se como mulheres de grande beleza, imortais e dotadas de poderes sobrenaturais, capazes de interferir na vida dos mortais em situações-limite. As fadas também podem ser diabólicas, sendo corriqueiramente denominadas Bruxas  em tal condição. Os CONTOS DE FADAS podem contar ou não com a presença de Fadas ou Bruxas , mas fazem uso de magia e encantamentos.

Diferentemente do que se poderia pensar, os contos de fadas não foram escritos para crianças, muito menos para transmitir ensinamentos morais e em sua forma original, os textos traziam doses fortes de adultério, incesto, canibalismo,  e mortes hediondas.

As versões infantis de contos de fadas hoje consideradas clássicas, devidamente expurgadas e suavizadas, teriam nascido quase por acaso na França do século XVIII,  pelas mãos do escritor francês Charles Perrault , que as modifcou e moralizou. Sendo que nos  países de língua Inglesa , a transformação dos contos de fadas em literatura infantil (ou sua popularização) só teria mesmo ocorrido no Século XIX.

The Walt Disney Company é  responsável pela criação de algumas das referências culturais mais importantes da história da humanidade através de suas  adaptações dos Contos de Fadas , como os desenhos Branca de Neve e os sete anõesCinderelaA bela adormecidaPeter Pan etc. No mundo todo os desenhos da Disney encantam a todas as pessoas independente da idade ou nacionalidade.

Esse vídeo mostra algumas das “VERDADEIRAS VERSÕES” dos Contos de Fadas antes das adaptações feitas ao longo dos tempos:

 

Com esse POST de hoje encerramos o

TEMA DE INSPIRAÇÃO DA SEMANA:” CONTOS DE FADAS.”

Pesquisa : INTERNET.

Beijos!!!

  MARIA   ALCIONE.

Anúncios

4 Respostas to “Contos de Fadas…”

  1. jubaoli23 27/07/2013 às 20:59 #

    adorei o vídeo e o tema da semana…

    apesar das versões consagradas, ultimamente podemos uma releitura dessas obras também de forma bastante sombria em filmes (não desenhos): A Garota da Capa Vermelha, Branca de Neve e o Caçador e João e Maria: Caçadores de Bruxas.

    Fico impressionada como as coisas se alteram, acho mágico…

    Algumas dessas eu conhecia, mas a maioria não, achei muito interessante! 🙂

    bjo grande!

    • Alcione 27/07/2013 às 22:45 #

      Também gostei muito de ver essas versões das estórias,
      e assisti algumas das novas versões do cinema, embora não
      tenha gostado da “A garota da capa” e da “Branca de Neve..”,
      “João e Maria” eu não assisti, mas as versões em desenhos são
      maravilhosas e ficam em nossa memória para sempre.
      Beijos!!!

  2. Maria Goreti 03/08/2013 às 20:16 #

    OBRIGADA, PELA AULA DE CULTURA INFANTIL E QUE PERTENCE A TODAS AS IDADES, POIS SEMPRE QUE POSSÍVEL ASSISTIMOS.

  3. Maria Goreti 03/08/2013 às 20:34 #

    AAH, COM CERTEZA SÃO AS NOVAS VERSÕES QUE NOS ENCANTAM, APESAR DE QUE NELAS TBÉM EXISTITE A MALDADE.

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: