Inspiração da Semana: Contos de Fadas

22 jul

Os  Contos  de fadas surgiram  na Europa durante a Idade Media,  tendo  por fonte a tradição oral através  das narrativas  que ficaram registradas na memória dos povos e foram transmitidas através dos tempos. Muitos Contos de Fadas apresentam  afinidades  com os ritos iniciáticos dos povos primitivos, em que  para alcançar outra etapa da vida, o iniciado submete-se a inúmeras provas cuja superação comprovam o seu amadurecimento. A origem popular dos contos fica visível pelo fato de que os heróis das narrativas estão em situação de dificuldade no meio em que vivem e somente com o auxilio de elementos mágicos conseguem superar essa condição.

Os contos de fadas vêm se perpetuando há séculos na imaginação de crianças e adultos no mundo todo, pois  foram transcritos para o papel através de livros que se disseminaram .  Com suas histórias repletas de  lições de moral, lições de vida e amadurecimento pessoal os Contos de Fadas  deixam transparecer valores humanos sempre atuais.

O primeiro autor a escrever para crianças no século XVIII foi o Francês Charles Perrault, que  ouvia historias de contadores populares, e então as adaptava ao gosto da corte francesa  acrescentando ricos detalhes descritivos.

Em 1697 ele publicou “Les Contes de Ma Mère l’Oye” (“Contos da Mamãe Ganso”), que apresentava diversos contos populares como “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cinderela”.

Na Alemanha no séc. XIX, os irmãos Jacob e Wilhem Grimm também realizaram  trabalho de coletânea de contos populares e  tiveram o mérito de registrar suas historias nas versões originais, sem as adaptações e lições morais de Perrault, transformando seus Contos de Fadas  em sucesso na época que transcende até os dias atuais.

The Walt Disney Company é uma empresa responsável pela criação de algumas das referências culturais mais importantes da história da humanidade através das adaptações dos Contos de Fadas , como os desenhos Branca de Neve e os sete anõesCinderelaA bela adormecidaPeter Pan etc. No mundo todo os desenhos da Disney encantam a todas as pessoas independente da idade ou nacionalidade, fazendo com que os personagens dos Contos de Fadas de seus desenhos sejam incorporados ao cotidiano de crianças e adultos.

A Walt Disney Company representa uma influência salutar para a humanidade, na medida em que difunde a alegria e a fantasia  num mundo tão marcado pelo ódio e pela violência, fazendo com que crianças e adultos possam vivenciar o “MUNDO DOS SONHOS ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADAS.”

Esse é nosso TEMA DE INSPIRAÇÃO DESSA SEMANA :

CONTOS DE FADAS.

Quase todas as crianças da atualidade são criadas com o convívio diário de desenhos e com os personagens de contos diversos, que acabam por ocupar nosso  cotidiano com seus personagens se transformando em artigos diversos e disseminados na decoração, roupas e acessórios . Mesmo os adultos e jovens guardam  na memória momentos de encantamento e ternura que os personagens dos  CONTOS DE FADAS  nos propiciam.

Beijos!!!

  MARIA   ALCIONE.

Anúncios

2 Respostas to “Inspiração da Semana: Contos de Fadas”

  1. jubaoli23 22/07/2013 às 0:54 #

    adorei a escolha do tema 🙂

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: