Quadrilhas Juninas.

15 jun

O contexto histórico nos mostra que as danças campestres da Normandia e da Inglaterra, no século XVIII, foram o grande berço das quadrilhas juninas. No século XIX, dos salões nobres das cortes francesas, a dança espalhou-se por todo o continente europeu, chegando ao Brasil com os portugueses ainda com características aristocráticas.

A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez bastante sucesso nos salões brasileiros do século XIX, principalmente no Rio de Janeiro, sede da Corte. Ela foi trazida junto com a vinda da Corte Real Portuguesa e com várias missões culturais francesas que estiveram no país na mesma época.

Pelo seu ritmo sincopado e suas marcações dançantes, acabou perdendo o formalismo dos salões e virou uma mania popular que atingiu todos os recantos do país (especialmente nas festas juninas). Aos poucos, foi ganhando um tempero brasileiro, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática: dando-lhe novas características e nomes regionais, alterando as evoluções básicas e introduzindo a sanfona, o triângulo e a zabumba.

A quadrilha tradicional é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. Dançar, comemorar e agradecer.Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas.

No nordeste Brasileiros as Quadrilhas Juninas ganharam status e famas nacional, sendo hoje objeto de disputa e de roteiro turístico, que levam milhares de turistas para essas regiões.

Várias   cidades do Nordeste Brasileiro  se empenham nessas festas com grande divulgação nacional,  estruturas grandiosas,  fantasias caras,  coreografia super ensaiadas e competições de Quadrilhas super concorridas com campeonatos locais, regionais e nacionais, e show com artistas famosos.

Hoje, dança-se a quadrilha apenas nas festas juninas e em comemorações festivas no meio rural, sendo que as crianças de todo o Brasil geralmente participam de Quadrilhas Juninas nas Escolas e festividades Familiares.

Beijos!

Pesquisa : INTERNET.

    MARIA   ALCIONE.

 

Anúncios

2 Respostas to “Quadrilhas Juninas.”

  1. Lila Castro 16/06/2013 às 10:13 #

    Legal o post Alcione.. Morei alguns anos no nordeste e lá festa junina é coisa séria, é o mês inteiro.
    Saudades desse tempo.
    bjs

  2. Paula B. 17/06/2013 às 21:15 #

    Quadrilha pra mim lembra infância, sempre obrigavam a gente a dançar hehehe
    Adorei o post, muito bacana!
    Beijos

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: