Sorvetes- uma invenção maravilhosa

11 maio

Um dos alimentos mais consumidos no planeta, o Sorvete, por incrível que pareça, surgiu muito antes da primeira geladeira. Sua origem é cheia de controvérsias e lendas, mas a versão mais aceita atribui sua autoria aos chineses, por volta de 1000 a.C, quando, talvez, algum cozinheiro criativo experimentou usar flocos de neve para produzir uma iguaria diferente.

Diversos registros comprovam o consumo do sorvete na Antigüidade. Babilônios, egípcios, gregos e romanos deliciaram-se com esta guloseima fria cuja preparação, entretanto, era muito complicada e cara, o que fazia do sorvete um prazer para poucos, só desfrutado por reis e pessoas privilegiadas da época. Exigia que se trouxesse neve do alto das montanhas, que ela fosse armazenada em buracos na terra revestidos de madeira onde o gelo era comprimido e coberto com palha para que se conservasse.

Em 1550, Blasius Villafranca, físico espanhol radicado na Itália descobriu ser mais fácil congelar a mistura de suco de frutas e especiarias juntando azotato de potássio (salitre) à neve (técnica já conhecida dos chineses desde o século 12). Essa descoberta deu origem ao que poderia ser chamada de primeira sorveteira da História: dois recipientes de madeira e estanho – um maior, dentro do qual se colocava a mistura de neve, sal e salitre, e outro menor, que recebia os ingredientes que, depois de batidos, virariam sorvete. Com esta rudimentar maquina de sorvete e utilizando um método difícil, os florentinos começaram a produzir os primeiros sorvetes completamente solidificados da História e, ampliaram a produção, democratizando um pouco o consumo do produto.
antigo meio de fazer sorvetes

Em 1846, a norte-americana Nancy Johnson inventou um congelador que funcionava com uma manivela que, quando girada manualmente, agitava uma mistura de vários ingredientes. Na parte de baixo, havia uma camada de sal e gelo, que a congelava. Era a precursora das primeiras máquinas de sorvete industriais.

maquina de sorvete

Foram sorveteiros norte-americanos que, no fim do século 19, criaram três receitas, o Sundae, a Banana split e o Ice cream soda, que fazem sucesso até hoje e são ícones da cultura do país.

Em 1904, durante a Feira Mundial de St. Louis, outro acontecimento inusitado resultou na invenção da casquinha. Um sorveteiro, vendo esgotar-se o estoque de pratos, resolveu servir seu produto nos waffles do estande vizinho, inventando assim os Sorvetes com casquinha de waffles.


Já o Picolé foi inventado em 1905, na Itália, por um menino de 11 anos chamado Frank Epperson, que esqueceu no quintal um copo de refresco com uma colher dentro durante uma noite de inverno. De manhã, ele notou que a bebida e a colher haviam congelado juntas.

Em 1927, o italiano Ottello Cattabriga registrou a patente da primeira máquina de sorvetes: uma máquina que transforma a mistura de ingredientes em uma massa cremosa, encorpada e com minúsculos cristais de gelo que a língua não consegue identificar. Quase 20 anos depois, em 1945, o engenheiro Bruto Carpigiani projetou o primeiro equipamento automático. Como ele morreu logo em seguida, o irmão Poerio seguiu com o empreendimento e, um ano depois, fundou a indústria com o nome da família.

A maior indústria do mundo fica em Anzola Dell’Emilia, perto de Bolonha, no norte da Itália- A Carpigiani.

Mundo S/A - Gelato Antigas (Foto: Globo News)

Os maiores compradores do grupo italiano são dois gigantes: a rede de fast-food Mc Donald’s, que tem 33,5 mil lanchonetes em 119 países, e a rede americana Yum!, com 38 mil restaurantes em mais de 120 países. A Carpigiani tem sete fábricas, 500 centros de assistência ao redor do mundo e filial em 12 países, sendo uma delas no centro de  São Paulo.

Mundo S/A - Gelato Casquinha (Foto: Globo News)

Essa empresa Italiana fundou o Gelato Museum e a Universidade do Sorvete:

As fábricas Carpigiani produzem sorvetes e máquinas de fazer sorvetes vendidas para o mundo todo.(você com certeza já tomou sorvetes em uma delas)

Esse delicioso vídeo conta sobre a história dos sorvetes:

http://http://www.youtube.com/watch?v=ARAOXL8FFhA

A cidade de Mérida na Venezuela tem uma atração no mínimo atrativa a Coromoto sorveteria,  pois ela  vende o maior número de sabores no mundo, tendo assegurado um Recorde Mundial do Guinness com cerca de 900 sabores à escolha.

Curiosidade sobre os sorvetes:

– No interior do Brasil, durante muito tempo, o sorvete foi ignorado. O sertanejo se recusava a tomá-lo por ser frio demais, suspeitando que desequilibrava o calor interno.

– O imperador do Brasil D. Pedro II era louco por sorvete de pitanga.

– Não demorou muito para os sorvetes brasileiros ganharem um toque tropical, misturados a carambola, pitanga, jabuticaba, manga, caju e coco.

– Até o século XIX, o sorvete era considerado alimento de gente rica. As damas da nobreza chegavam a brigar entre si (puxar o cabelo e sair na unha), porque uma roubava da outra o mestre sorveteiro.

– O inventor da máquina de sorvetes foi o florentino Procópio Coltelli, que abriu em 1660 a primeira sorveteria de Paris (o Café Procope), ainda hoje o estabelecimento mais antigo da cidade.

– Diz a lenda que Carlos I, da Inglaterra (marido da neta de Catarina), pagava uma pensão vitalícia a seu sorveteiro exclusivo, com a condição de que ele não revelasse a receita para ninguém. Seus sorvetes, em forma de ovo, tinham a casca de baunilha e a gema de framboesa.

– Outra lenda famosa é a do imperador Nero de Roma, que, de tão louco pela iguaria, mandava um exército de escravos escalar até o alto das montanhas para colher neve e depois misturá-la com mel e frutas.

Gostaram da SEMANA DOS SORVETES???

Como eu gosto muito de sorvetes adorei pesquisar ( Pesquisa : INTERNET), e falar sobre essas delícias que são os sorvetes de vários tipos, sabores, texturas, combinações e apresentações.

Beijos !!!

  MARIA    ALCIONE.

Anúncios

Uma resposta to “Sorvetes- uma invenção maravilhosa”

  1. jubaoli23 13/05/2013 às 0:19 #

    adorei saber um pouco mais essa delícia! 🙂

    bjoo grande! 😉

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: