Inspiração da Semana: Sorvetes

6 maio

Os indícios mais antigos a respeito de algo parecido com o sorvete se encontram na antiga civilização chinesa, na qual se fazia um doce gelado com neve, suco de fruta e mel. Alexandre, o Grande, é visto para muitos historiadores como o introdutor do sorvete na Europa, onde mudou um pouco o método de fabricação: em vez de se utilizar a neve, uma mistura de salada de frutas embebida em mel era resfriada em potes de barro guardados no gelo.

 

Em 1292, por meio da viagem do italiano Marco Polo à China, diversas novidades foram trazidas para a Itália. Uma delas era o sorvete feito com leite. Essas iguarias ficaram bastante populares na França por volta de 1500, porém, apenas a realeza tinha acesso às novidades mais sofisticadas. No final do século XVIII, os sorvetes cremosos já haviam saído da elite e chegado a todas as camadas sociais, tendo alcançado enorme popularidade nos Estados Unidos por meio dos colonos ingleses.

Sorvete é um cristal de gelo produzido por meio de uma mistura homogênea composta de água ou leite, leite em pó, açúcares, gordura proveniente da manteiga e/ou creme de leite e/ou gordura vegetal hidrogenada, aroma ou suco de fruta, emulsificante, espessante e “ar”, sendo que deverá manter-se em suspensão durante e após o seu processo de congelamento.

Podemos dizer que um sorvete está ligado a uma lei física que diz:
“Quanto mais rápido for o batimento e maior for a cadeia de frio; menor serão os seus cristais.”

A taça de sorvete sundae  surgiu no início do século 20, nos Estados Unidos, e era servida aos domingos (“Sunday”, em inglês, significa domingo). O invento recebeu uma grafia diferente porque este era considerado um dia sagrado.

Em 1846, a americana Nancy Johnson inventou um congelador que funcionava com uma manivela que, quando girada manualmente, agitava uma mistura de vários ingredientes. Na parte de baixo, havia uma camada de sal e gelo, que a congelava. Era a precursora das primeiras máquinas industriais de sorvete.

No início, no Rio de Janeiro, o gelo era envolto em serragem e enterrado em grandes covas para que não derretesse. Ele chegava a durar cinco meses, tempo suficiente para que os sorveteiros mantivessem na população carioca o gosto pelo sorvete.

Essa delícia gelada apreciada no mundo todo e com uma diversidade imensa de sabores é nosso tema de inspiração da semana.

Nos EUA, maior consumidor de sorvete no mundo, foi instituído o Dia Nacional do Sorvete. É o dia 14 de julho, mês que também é considerado o Mês Nacional do Sorvete.

Quem diria que aquela pasta misturada com frutas e leite se transformaria num dos produtos mais consumidos no mundo todo? A variedade de sabores, cores e formatos é proporcional à reação das pessoas que a comem.

Pesquisa   : INTERNET.

Veja esse sorveteiro da Turquia e seu fantástico malabarismo :

Beijos!!!

MARIA    ALCIONE.

Anúncios

4 Respostas to “Inspiração da Semana: Sorvetes”

  1. jubaoli23 06/05/2013 às 14:07 #

    cara… é sacanagem esse tema! U.u vocês me matam! U.u
    já vi que essa semana eu vou engordar bastante!! hahah

    adore saber um pouco da história e gostei desse Turco! 😀

    bjoos

    • Alcione 06/05/2013 às 20:59 #

      Acho que todas nós vamos ceder á Inspiração, e tomarmos mais dessas delícias que são os sorvetes.Beijos!

  2. Paula B. 07/05/2013 às 11:39 #

    Sacanagem comigo este tema!

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: