A Liberdade iluminando o Mundo – A Estátua da Liberdade.

20 abr

Esse é o nome da Estátua mais famosa do mundo : A estátua da Liberdade.

Esta estátua foi inaugurada em 28 de outubro de 1886, e esta em uma ilha no Porto de Nova Iorque.

O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração de Independência  dos Estados Unidos, e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos . Projetada e construída pelo escultor  Fréderic Auguste Bartholdi  , que baseou-se no Colosso de Rodes para edificá-la.

A estátua veio da França desmontada em 350 peças, guardadas em 214 caixas. A fragata Isere fez o transporte das partes. O monumento demorou 4 meses para ser reconstruído em solo americano.

Sua inauguração ocorreu no dia 28 de outubro de 1886 e foi comandada pelo presidente Grover Cleveland. Em seu discurso, o político declarou: “Nós nunca nos esqueceremos que a liberdade fez morada aqui; e nunca negligenciaremos o altar que ela escolheu”.

São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal, mais 168 até a cabeça e por fim outros 54 degraus levam até a tocha, o que, somados, consistem em um total de 389 degraus. Por ter sido construída em cobre, originalmente a estátua apresentava coloração dourada. Entretanto, devido a uma série de reações químicas conhecida como patinação, sais de cobre foram formados sobre sua superfície, o que lhe conferiu a atual tonalidade verde-azulada . Registros históricos não fazem qualquer menção da fonte do cobre usado na Estátua da Liberdade, mas suspeita-se que sejam provenientes da Noruega.

Para visitar a estátua é necessário a compra de bilhetes turísticos que incluem o transporte via Ferry Boat  até a ilha da liberdade  . Normalmente, os passes permitem acesso total à ilha onde está a estátua, mas o visitante não tem permissão para adentrar no monumento.

Após sua inauguração, a estátua da liberdade rapidamente se converteu em um ícone da cidade de Nova Iorque e até mesmo, de todos os Estados Unidos, sendo atualmente considerada como um Símbolo Nacional . Não é incomum o lançamento de moedas  e selos postais com a figura da estátua.

A identidade dos norte-americanos com a estátua é tamanha que a população, carinhosamente, a apelidou de “Miss Liberty” (Senhorita Liberdade).

No restante do mundo o monumento também é frequentemente mencionado, não sendo incomum a adoção de réplicas da estátua em diversas cidades como Maceió no Brasil, Leicester  na Inglaterra , ou  Misiawa  no Japão.

A  frase escrita no pedestal é:

” Venham a mim as multidões exaustas, pobres e confusas, ansiosas pela liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade… Eu  guio os com minha tocha. ( Emma Lazarus, 1875).

Com esse lindo  e representativo monumento encerramos nosso Tema de Inspiração da Semana :

A LIBERDADE. 

Pesquisa : Internet.

Beijos!!!

MARIA   ALCIONE.

Anúncios

3 Respostas to “A Liberdade iluminando o Mundo – A Estátua da Liberdade.”

  1. jubaoli23 20/04/2013 às 17:53 #

    adorei essa semana! 🙂
    adorei as manis e adorei conhecer um pouco mais sobre o que cada uma vê como liberdade, além de conhecer a história da estátua! 🙂

    só achei triste não poder entrar! =/
    um beijo a todas!
    boa semana! 😉

  2. Maria Alcione 20/04/2013 às 19:07 #

    Obrigada pelas gentilezas e pela frequência.
    Beijos! Bom Fim de Semana!

  3. Paula B. 29/04/2013 às 10:34 #

    Ué, mas que eu saiba pode subir sim…
    Aliás, é nóis daqui um mês mais ou menos, hein?
    Beijos

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: