Grandes diretores, grandes clipes

13 abr

Oi, gente! Tudo bom?

Continuando nossa conversa de segunda sobre videoclipes, queria comentar sobre um aspecto importante da evolução dessa mídia. No começo, os vídeos eram em sua maioria apresentações gravadas. Depois, os artistas passaram a arriscar algumas coreografias e as produções passaram a se tornar mais elaboradas. Muito disso foi por causa da MTV.

A linguagem dinâmica e rápida dos clipes trouxe um novo universo artístico a se explorar no audiovisual, e muitos diretores iniciaram suas carreiras com os vídeos musicais ou se arriscaram no terreno eventualmente. O francês Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças), por exemplo, dirigiu mais de 80 vídeos.  Let Forever Be, do Chemical Brothers, é um dos mais legais em minha humilde opinião:

O clipe é uma grande viagem, uma espécie de pesadelo da protagonista. E os efeitos visuais para a época causaram frisson!

Spike Jonze começou a carreira dirigindo videoclipes e filmou muito para o Weezer, Bjork, LCD Soundsystem, R.E.M., Yeah Yeah Yeahs. Amo o vídeo e a música de Suburbs, do Arcade Fire, mas aqui selecionei Weapon of Choice, do Fatboy Slim, para mostrar porque acho simplesmente gênio:

Christopher Walken dançando e voando (?) feito doido por um hotel, vestido de executivo, precisa mais?

Sabe o clipe de Vogue, da Madonna? É de ninguém menos que David Fincher (Clube da Luta, Seven). Ele também dirigiu Suit & Tie, tirado do novo álbum de Justin Timberlake:

Fazendo a pesquisa para este post, descobri uma coisa que eu fiquei estarrecida: Bad, do Michael Jackson é do Martin Scorsese! Tipo, como assim? Para falar a verdade, acho um  vídeo um tanto quanto datado, mas é inspirado numa cena do musical West Side Story (Amor Sublime Amor). Legal, né?

Bom, para o post não ficar muito cansativo, vou deixar abaixo mais alguns links para clipes dirigidos por grandes diretores:

E aí, gostaram dos clipes? Acham que bons diretores de cinema geram bons clipes?

Beijos e até amanhã!

Anúncios

5 Respostas to “Grandes diretores, grandes clipes”

  1. Maria Alcione 13/04/2013 às 9:07 #

    Super legal o Post e a compilação dos clips.Beijos!

  2. jubaoli23 13/04/2013 às 13:37 #

    Gostei da escolha dos clipes, Paula! 🙂
    O David Fincher, me parece ter a característica bem forte de gostar de luxo, ternos pretos (pra homens e mulheres), além de clipes em p&b…

    O executivo voando e dançando pelo hotel é muito massa! 🙂 E o primeiro é completamente maluco, mas sem deixar de ser bacana também! ^^

    Me diverti vendo esses clipes!

    bjos 😉

  3. Lila Castro 13/04/2013 às 14:22 #

    Muito doidos os clips. Paula receba meus parabens (atrasados sim mas os votos são atuais viu?) Desejo que esse seja o SEU ANO, com muitas alegrias e realizções!
    bjs

  4. Sarah 27/04/2013 às 19:24 #

    O clip de Weapon of Choice é uma citação ao filme Anjos Rebeldes, onde Cris Walken faz o arcanjo Gabriel. Ele voa no clip por causa disso: é um anjo.

    • Sarah 27/04/2013 às 19:24 #

      Ele aliás, tbm aparece como anjo no clip de Bad Girl da Madonna

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: