Inspiração da semana: videoclipes

8 abr

Olá, gente! Tudo bom?

Desde que eu me lembro por gente, sempre gostei muito de música. Por volta dos 10 anos de idade, gostava de Beck, Blur, Oasis e outras coisas esquisitas para uma pré-adolescente da época. Minhas memórias de infância incluem escutar Bon Jovi, Aerosmith e Guns ‘n’ Roses com a Fer!

Muito da minha formação musical, por assim dizer, se deve à MTV. Eu era viciada, e ainda gosto de alguns programas. Amava ver os clipes no Disk MTV, no Fúria, no Gás Total, Lado B e vários outros programas. Até hoje sou fascinada por vídeos de músicas, que para mim são também elementos visuais.

Por isso, esta semana propus que cada uma escolhesse um clipe e fizesse sua unha inspirada nele. Não precisa ser o clipe preferido, nem a música preferida, mas sim um vídeo que considerar inspirador esteticamente.

É impossível falar um pouco de clipes sem mencionar Bohemian Rapsody, do Queen, lançado em 1975. Hoje a gente assiste e acha que o clipe é bem antiquado, mas foi uma das primeiras produções voltadas especificamente à divulgação da música e não uma mera gravação de show.

 

 

Os Beatles também foram pioneiros no ramo. Cansados de ir se apresentar em tantos programas de TV, eles passaram a disseminar vídeos de suas performances para serem veiculados nos canais. Mas eles também produziram vídeos diferentes, em geral com imagens dos filmes da banda. Lucy In the Sky With Diamonds é um bom exemplo, com cenas do longa Yellow Submarine (1968):

 

 

Também é obrigatório falar da MTV. O canal estreou em 1981 nos Estados Unidos e, com sua programação 24 horas baseada em vídeos musicais, contribuiu enormemente para a popularização de artistas como a Madonna e o Michael Jackson. O clássico vídeo de lançamento da emissora tinha o apresentador John Lack dizendo “Ladies and Gentlemen, rock ‘n’ roll” e cenas da missão Apolo 11 pousando sobre a lua e colocando uma bandeirinha com o logo da MTV hehe:

 

 

Hoje em dia, o clipe evoluiu muito e alguns chegam a ser mini-filmes, com uma estética rápida, dinâmica e carregada de informação. Com a internet, eles aumentaram ainda mais seu alcance, e se tornaram praticamente meios obrigatórios para as bandas e músicos. Lembram de Bad Romance, da Lady Gaga? Consta como um dos clipes mais vistos do YouTube, com mais de 500 milhões de views, uou!

 

 

Acho que já deu para se ter uma ideia da importância desta mídia hoje em dia. De qual clipe vocês mais gostam? E qual o mais horrível? Vamos conversar nos comentários, gente!

Beijos!

Anúncios

7 Respostas to “Inspiração da semana: videoclipes”

  1. jubaoli23 08/04/2013 às 15:12 #

    já tô louca pra ver em quais músicas vocês vão se inspirar! xD

    bjoos

    • Paula B. 09/04/2013 às 9:44 #

      Tenho a impressão de que vai ser uma semana, digamos, eclética! hehe
      Beijos

  2. Margareth Gervason 08/04/2013 às 18:22 #

    Vou ver os clipes.
    Quelida tem um post ótimo para vc hoje no blog
    Passando para agradecer a visita e para desejar
    Ótima 2ª feira !!
    ♥ Beijos coloridos!

    • Paula B. 09/04/2013 às 9:45 #

      Opa, estou passando lá agora mesmo 😉
      Beijocas

  3. Alcione 08/04/2013 às 22:18 #

    Achei o Tema super relevante e criativo, difícil vai ser escolher o
    vídeo, mas vamos ao trabalho! Beijos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Grandes diretores, grandes clipes | Unhas Inspiradas - 13/04/2013

    […] nossa conversa de segunda sobre videoclipes, queria comentar sobre um aspecto importante da evolução dessa mídia. No […]

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: