Universo Steampunk

5 abr

Olá pessoas, quem vos posta no momento é o Diego, o boy da Fer (namorido… noivo… vocês entenderam…)
A Fernanda passou por uma situação meio grave esta semana, não pôde fazer as unhas e não tem como postar… mas está tudo bem!

Fiquei feliz de poder falar de steampunk, pois sou um fã desse tipo de ficção, principalmente no cenário e vestimentas!

steampunk-mcm-expo-oct-2012-001-840x560

Imaginem um mundo, no qual a maior fonte de energia é o vapor! E o toda a ciência evoluiu ao redor deste vapor… veículos, zepelins, submarinos, robôs, computadores, armas… todos os tipos de descobertas científicas foram implementadas em imensas máquinas, cheias de engrenagens, tubos, saídas de ar, fazendo muito barulho, e lógico, vapor pra todo lado!

Imagem1 copy

Assim, uma das principais características do steampunk são o maquinário, sempre usando muita madeira, cobre e couro… nada atual… nada de soldas a vácuo ou mesmo DuckTape… tudo bem rústico.

Mas outra característica importantíssima é o cenário, a ambientação! Ahhh a ambientação….
O estilo de cenário, e principalmente das vestimentas é baseado na era vitoriana, que ocorreu na Inglaterra, durante o reinado da rainha Vitória que durou de 1837 a 1901, durante o qual ocorreu um renascimento do movimento Gótico, levando a uma competição com o movimento clássico dominante na época. Isso é retratado no movimento Steampunk pela mistura dos traços clássicos, com características góticas e uso de materiais comuns na época, como o couro (sem nunca esquecer dos acessórios cheios de engrenagens).

ghostbuster-steampunk2

O Steampunk se tornou popular nas mãos de autores como Júlio Verne e H. G. Wells, que em seus livros de ficção usavam esses temas. Na época em que foram escritos, os livros apenas descreviam o cenário atual da época com inovações tecnológicas que ocorreram muito posteriormente e aventuras de desbravamento e rebeldia. Com o passar do tempo, um grupo de pessoas começou a usar o stempunk como um hobby, uma brincadeira, e começaram a aplicar esse tema em itens do cotidiano, e em festas a fantasia ou temáticas. Eu mesmo, acho que só não faço isso pois a preguiça é maior… hehe…

Primeira vez que eu posto aqui… por sorte eu só precisei escrever, pois quando ela pediu que eu postasse achei que ia ter que fazer as unhas também! 😛

E ai, inspirei?

Anúncios

3 Respostas to “Universo Steampunk”

  1. jubaoli23 05/04/2013 às 21:22 #

    tomara que a Fer se recupere e volte logo!! 🙂
    gostei do post, foi bem esclarecedor…
    mas faltaram as unhas!! uashuahsuhasu…

    o post ficou divertido, seria legal participar mais, mas não por esse motivo de hoje…

    até mais 😉

    • FerLima 09/04/2013 às 9:31 #

      Obrigada Ju, o Di ficou muito feliz que você tenha gostado do post, eu até tentei convencer ele a fazer as unhas, mas não rolou mesmo… ele falou que o post faria, mas que não ia pegar bem um esmalte metálico nas unhas dele…:)
      Beijos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Desmontando o Steampunk | Unhas Inspiradas - 11/04/2013

    […] já vimos ao longo da semana (aqui e aqui) que o estilo é rico em referências aos ‘gadgets’ da Revolução Industrial, época […]

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: