A arte dos Ovos Pascais

30 mar

Expoente maior das habilidades manuais dos imigrantes Ucranianos, a origem da pêssanka, a Arte de colorir Ovos de Páscoa,  ainda é um mistério. O termo é proveniente do verbo “pyssaty” que significa “escrever”. Essa arte é muito antiga, datando do período do Paganismo,   existindo  peças com cerca de 3300 anos de idade encontradas na Ucrânia.


Transmitida de geração à geração, a pêssanka e sua história são repletas de significados, na antiguidade simbolizava  o renascimento da Terra na primavera com a promessa de novas esperanças, saúde e prosperidade. Posteriormente, com o advento do Cristianismo, passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo – promessa de um mundo melhor e mais feliz.

Frágeis e delicadas na aparência, as pêssankas, através do tempo nos contam a história de um povo trabalhador,  que procura transferir para a superfície branca do ovo, uma riquíssima e peculiar simbologia. Traços decididos, formas ondulantes e cores da primavera nas pradarias e estepes, constituem a mais pura expressão de sentimentos e desejos de paz infinita, eternidade, saúde, fortuna e crença na superioridade divina.

Tendo como suporte ovos de galinha, a pêssanka é artisticamente pintada em processo artesanal utilizando cores variadas, com desenhos geométricos, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia.

Os ovos representam o princípio de todas as coisas, da vida e da criação. Sua forma perfeitamente desenhada, sua superfície lisa e sua cor geralmente branca, fazem do ovo um símbolo da perfeição.

Em algumas regiões da Ucrânia acredita-se que a pêssanka tem força curativa e também protege a casa do camponês contra o fogo, a destruição, os maus espíritos, além de atrair as graças de Deus como expressão comum. A pêssanka é considerada uma espécie de talismã ou amuleto.

Cada desenho tem uma simbologia específica:


Através da imigração essa arte foi trazida para Santa Catarina, estado do Paraná aonde é preservada e apreciada.Os imigrantes ucranianos conseguiram preservar essa arte através do ensinamento de mãe para filho. Além disso, pesquisando, descobriu novos pigmentos, incorporando os matizes da natureza da nova terra.

Através dessa Arte de fabricar OVOS PASCAIS, arte  delicada e repleta de simbologia cultural, trazida ao Brasil pelos imigrantes Ucranianos radicados  no Brasil , encerramos nossa Inspiração da Semana baseada na PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.

No ano passado na mesma época e com a mesma Inspiração falamos sobre os famosos Ovos de Fabergé nesse post http://http://unhasinspiradas.com/2012/04/07/2932/

Espero que tenham uma “FELIZ PÁSCOA” com a família, com muita PAZ, harmonia e que ganhem lindos OVOS DE PÁSCOA.

Pesquisa : INTERNET.

MARIA   ALCIONE.

Anúncios

2 Respostas to “A arte dos Ovos Pascais”

  1. jubaoli23 30/03/2013 às 12:22 #

    acho muito linda essa arte! ^^
    bjoo

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: