Presentes de Natal

22 dez

O Natal é uma festa mundialmente conhecida, é quando os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo.

Não se sabe a origem desta data, apenas que foi oficialmente criada pelo Papa Libério, no ano de 354 d.C.

Desde há cerca de dez mil anos que os povos agricultores passaram a trocar presentes, normalmente excedentes alimentares, no solstício do Inverno, como forma de celebrar o facto de Inverno já estar a meio e em breve regressarem os dias bons. Como era um costume pagão, os cristãos tentaram sem êxito acabar com ele. Como não conseguiram, converteram-no.

Porém, a explicação mais lógica seria que a tradição dos presentes teria mesmo sido iniciada com os presentes que os Reis Magos levaram para o menino Jesus. Conforme relatado na Bíblia, no evangelho de Mateus: “E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, adoraram-no e abrindo seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”.

A prática de se dar presentes representa essa história, porém Papai Noel é uma menção a um bispo romano, do século V, “São Nicolau”, que oferecia, no dia 6 de dezembro, donativos – às escondidas – às filhas de um homem muito pobre. Por isso existe o dia de São Nicolau, que aos poucos foi se fundindo com o período natalino.

Ninguém tinha o hábito de trocar presentes até o final de 1800. A história do Papai Noel, combinada com o incrível fenômeno de vendas que têm crescido desde a virada do século XX, fez do ato de dar presentes um costume no Natal.

Assim também surgiu o amigo secreto, como uma forma escondida de presentear as pessoas e também de colocar presentes debaixo da árvore de natal, sem que ninguém saiba de quem são e quem os colocou ali.

A publicidade também contribui muito com a “popularização” da troca de presentes e da comemoração comercial dessa data, ficando os aspectos religiosos em segundo plano.

A Coca Cola muito contribuiu com esse aspecto através de memoráveis propagandas de Natal, que sempre são um “show” a parte, desde uma das primeiras propagandas de 1930 que acabou caracterizando a imagem do Papai Noel como é conhecida até os dias de hoje até as mais recentes de grande beleza plástica. Aqui selecionamos algumas dessas maravilhosas obras de arte publicitárias:

http://http://www.youtube.com/watch?v=zoQRzrs-RqQ

http://http://www.youtube.com/watch?v=lX4Ibq1WDT8

http://http://www.youtube.com/watch?v=6Y6WA5yqPao

NOSSO GRANDE PRESENTE É ESTARMOS VIVOS NUMA NOVA REENCARNAÇÃO PARA NOVAS OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL.BEIJOS!

MARIA   ALCIONE.

Anúncios

2 Respostas to “Presentes de Natal”

  1. jubaoli23 23/12/2012 às 16:04 #

    Adoro as histórias que vocês contam sobre os temas.
    super bacana, meninas! ^^
    grande bjoo

  2. Alcione 23/12/2012 às 23:06 #

    Obrigada! FELIZ NATAL! Feliz esmaltes novos!
    Feliz 2013! Beijos!

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: