Dia do Saci

3 nov

Em oposição ao Halloween, que é uma festa estrangeira, com nome e motivos estrangeiros, e com personagens que nem conhecemos no Brasil (como o monstro do pântano,  por exemplo), alguns deputados criaram o Dia do Saci, para enfatizar e valorizar o folclore brasileiro, no dia 31 de outubro.

O dia do Saci é inclusive regulamentado por lei municipal em 16 municípios brasileiros (SP, MG, ES e CE) , incluindo 3 capitais (São Paulo, Vitória e Fortaleza),  e consta do projeto de lei federal nº 2.762/2003.

Saci assinado por Maurício de Sousa

Eu sou super a favor de comemorar o dia do Saci, porque a gente supervaloriza o que vem de fora e esquece da prata da casa, sendo que nossas lendas e mitos são ricas e belas e não existem em nenhum outro lugar do mundo, dando ao nosso país mais esta exclusividade.

Saci assinado pelo Ziraldo (e o nome dele é Pererê)

Pra quem desconhece a lenda do saci, aí vai:

Há uma vertente que conta que ele era um negrinho que perdeu sua perna jogando capoeira. Outra conta que ele sempre foi um diabinho que apronta com quem desrespeita a floresta. A origem da lenda está nas tribos indígenas da região sul, e, com o tempo, foi se espalhando pelo país todo. Umas vertentes da história diz que o saci é senhor das ervas medicinais, e que mexe apenas com quem não pede licença pra arrancar as plantas da floresta.

A questão é que ele deve ser tudo isso junto, um negrinho perneta que manja muito de remédios naturais e arrebenta quem desrespeita a floresta.

A figura do saci como conhecemos hoje é de um rapazote negro, com uma perna só (não consegui descobrir se a direita ou a esquerda), que fuma cachimbo, usa uma toga ou bermudinha (ou às vezes nem isso) e um gorro vermelho.

Curiosidades do saci:

– Ele está dentro dos redemoinhos de vento, se você jogar uma peneira de cruzeta no redemoinho, pega o saci. Depois, é só tirar seu gorrinho e guardar o saci dentro de uma garrafa que ele fica obediente à você… mas que crueldade com o saci heim? Mas de qualquer maneira, a crendice conta que quem pega o gorro vira senhor do saci.

– Eles moram dentro do bambuzal e nascem em brotos de bambu, aos 7 anos sai de dentro do bambu e vive por 77 anos azucrinando todo mundo, depois que morre vira um cogumelo venenoso (que ele vira cogumelo eu não sabia, é bem coisa de índio mesmo né? Sem preconceito, eu tenho índios na família)

– Uma das travessuras do saci incluem dar nó em cabelos, crinas e demais pêlos, então, se estiver em uma fazenda ou na mata e a crina do cavalo ou seus cabelos misteriosamente se embaraçarem, já sabe, foi o saci, melhor pedir licença pra caminhar pela região.

– Além disso, ele faz outras “aprontações” como azedar o leite e estragar o feijão, chupar o sangue dos cavalos e toda a sorte de travessuras que uma criança arteira e malandra pode aprontar (deve ser por isso que elegeram o saci pra ser nosso anti-Halloween tupiniquim)

– Existe uma Sociedade dos Observadores de Saci, a SOSACI, e uma Associação Nacional dos Criadores de Saci (o site está fora do ar, infelizmente), mas são iniciativas legais né? Porque mantém viva a lenda no imaginário popular.

E é isso gente, uma maneira brasileira de comemorar o Halloween, o dia do Saci!! Eu apoio, defendo tudo o que for para a preservação da nossa cultura! E você? Me conta!

Beijos e até a semana que vem!

Anúncios

2 Respostas to “Dia do Saci”

  1. jubaoli23 03/11/2012 às 12:05 #

    Quanta coisa legal, Iara!
    Algumas coisas eu já sabia, outras fiquei sabendo com as informações que você trouxe! ^^
    post muito bom! 🙂
    bjao^^

    • Jurema de Siqueira 03/11/2012 às 22:25 #

      Gostei muito de saber tudo isso, e adorei o post. É uma pena que o povo esquece do folclore brasileiro depois que sai da escola e cai na armação comercial importada. Beijos

Caso tenha problemas ao comentar, atualize a página (F5) e preencha seus dados sem o email.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: